Festa em Copacabana: palcos próximos do show e reconhecimento facial
Um dos palcos estará virado para o Leme e o outro para a Praia de Copacabana. Ludmilla, Glória Groove, Jorge Aragão e Teresa Cristina estão entre as atrações
A principal alteração na logística do Réveillon de Copacabana esse ano é que, dos 12 palcos preparados para a festa, dois deles estarão mais próximos do local onde será realizado o show da virada. A prefeitura do Rio já tinha informado que haverá uma oferta maior de equipamentos de segurança nos acessos e ao longo da orla do bairro da Zona Sul do Rio. Câmeras que contam com reconhecimento facial vão ajudar a PM a identificar possíveis foragidos da Justiça.
Os dois palcos estarão próximos ao Copacabana Palace e a Rua República do Peru. Um deles estará virado para o Leme e o outro para a praia. A decisão aconteceu após um estudo que mostrou que, neste formato, a festa é capaz de agrupar mais pessoas e permitir uma melhor experiência.
A queima de fogos terá 12 minutos em Copacabana, principal palco da festa, e nos outros 12 pontos da cidade. Será a estreia de Bangu e Praça Mauá como endereços da comemoração. A novidade desse ano é a de que os espectadores contarão ainda com um show de 800 drones.
A informação foi dada durante uma entrevista coletiva conjunta entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a prefeitura da capital fluminense na manhã desta terça-feira (26). Os órgãos apresentaram o plano de operações dos órgãos públicos para as celebrações.
A chegada do Ano Novo em Copacabana contará ainda com um maestro e uma orquestra sinfônica que vão "reger" os músicos, os fogos e o público, segundo a SRCOM, empresa responsável pela organização do evento. O espetáculo dos fogos contará com 10 balsas espalhadas pela orla.
Segurança na orla
Atendendo ao pedido das autoridades de segurança, o evento contará com uma ampliação dos equipamentos utilizados pelos agentes. Serão 61 torres de segurança, 800 grades, 150 detectores de metal e 15 lanternas do tipo holofote.
O efetivo de agentes será 11% maior em comparação com o ano passado. Além de Copacabana, a Barra da Tijuca, local que também conta com grande número de visitantes durante a festa pela virada do ano, terá policiamento reforçado.
Shows
No primeiro palco pisarão Ludmilla, Luísa Sonza, Gloria Groove, Nattan e a Imperatriz Leopoldinense. No dedicado ao samba, Jorge Aragão, Teresa Cristina, Diogo Nogueira, Belo e a Unidos do Viradouro. O Show da Virada da TV Globo acontecerá direto de Copacabana.
Haverá palcos em outros 9 bairros do Rio de Janeiro: Praia de Ramos, Praia do Flamengo, Penha, Parque Madureira, Praia de Sepetiba, Ilha do Governador, Ilha de Paquetá, Praça Mauá e Bangu. Apenas em Copacabana, serão 30 pontos de bloqueio, 15 linhas de revista e 15 pontos de interdição.
O secretário municipal de Ordem Pública, Breno Carnevale, destacou a proibição de cercadinhos na areia e ressaltou que, no caso dos ambulantes, o flagrante da irregularidade pode causar a perda da licença.
*sob supervisão de Camila Godoi