F1 terá novo formato de classificação em 2026; entenda
Em 2026, a Fórmula 1 receberá uma nova equipe no grid e terá um aumento de carros em pista, de 20 para 22, pela primeira vez em quase uma década. A chegada da nova participante, a equipe americana Cadillac F1 Team, também traz uma mudança no formato da classificação.
A última vez que a categoria teve mais de 20 carros competindo foi em 2016 e, assim como naquele campeonato, a classificação de sábado, que define o grid de domingo, terá que ser alterada.
O novo formato foi confirmado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em nova atualização do regulamento desportivo de 2026: "O procedimento detalhado neste Artigo [B2.4.3 do Regulamento Desportivo] se baseia na condição de 20 carros sendo oficialmente elegíveis para participarem da competição. Se 22 carros forem elegíveis, seis serão eliminados após o Q1 e o Q2, se 24 carros forem elegíveis, sete serão eliminados após o Q1 e o Q2, e por assim vai".
Como será o novo formato de classificação?
Para os fãs da categoria, a base da classificação deve continuar igual, incluindo a divisão em Q1, Q2 e Q3, e suas durações:
Q1 - 18 minutos com intervalo de 7 minutos
Q2 - 15 minutos com intervalo de 8 minutos
Q3 - 12 minutos
A principal diferença no novo modelo será a quantidade de carros que disputarão as três partes. Com todos os 22 carros na pista, o Q1 eliminará seis pilotos antes de seguir para o Q2, deixando apenas 16 competidores. Já o Q3 continuará com a mesma quantidade de pilotos do formato atual competindo pelas dez primeiras posições.
Ainda segundo o documento oficial liberado pela FIA, caso uma 12ª equipe se junte ao grid da F1, aumentando o número de carros para 24, sete serão eliminados no Q1 e no Q2.
Relembre o campeonato de 2016
A última vez que o modelo de classificação com 22 carros foi utilizado foi no GP de Abu Dhabi de 2016, corrida onde Nico Rosberg venceu a disputa contra seu companheiro de equipe da Mercedes, Lewis Hamilton, e venceu o título mundial da F1.
Após a etapa de Yas Marina, a equipe britânico Manor se despediu do grid. O time era composto por Pascal Wehrlein, campeão da Fórmula E, e Rio Haryanto, que foi substituído por Esteban Ocon na metade da temporada.
Ver essa foto no Instagram