Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estatuto da Vítima: Promotora de Justiça lança livro que explica desafios da lei

21 jun 2025 - 09h43
Compartilhar
Exibir comentários

Quais os desafios do Estatuto da Vítima em um País em que os casos de violação de direitos humanos se acumulam? Pensando nisso surge a iniciativa com resposta estatal, preventiva e protetiva capaz de reduzir e até de evitar o ciclo de revitimização. Este é o bojo do livro que tem comentários e recomendações de autores do anteprojeto e de especialistas que abordam os desafios do texto 3.890/2020, aprovado no fim de 2024 na Câmara dos Deputados.

Estatuto da Vítima é tema de livro
Estatuto da Vítima é tema de livro
Foto: Fiamini Assessoria / Perfil Brasil

De autoria da presidente do Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral às Vítimas (Pró-Vítima), a promotora de Justiça (MP-SP) Celeste Leite dos Santos, a obra será lançada oficialmente em agosto.

Livro "Estatuto da Vítima"

A obra  se alinha a legislações de países desenvolvidos e normatiza condições efetivas, acessíveis e ágeis de apoio a vítimas de crimes, de acidentes, de calamidades públicas e de desastres naturais. A publicação defende a interconexão de diferentes setores de políticas públicas - Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança e Justiça, para que o atendimento ideal às vítimas e às suas famílias no Brasil seja uma realidade, com direito, inclusive, à indenização e a outras formas de reparação e de compensação pelos danos sofridos.

O título traz a contribuição de especialistas de diversas áreas, como Direito, Medicina, Psicologia, Serviço Social e Segurança Pública. Nos textos, os coautores refletem a matriz multidisciplinar do próprio Projeto de Lei (PL) 3.890/2020, oferecendo ao leitor recomendações e soluções integradas, essenciais à instituição do Estatuto no Brasil.

Integrantes do Pró-Vítima elaboraram o anteprojeto do Estatuto e o encaminharam ao Congresso Nacional, em 2020. Desde então, a matéria tramitava na Câmara dos Deputados. Em dezembro do ano passado, o texto foi colocado em pauta, em caráter de urgência, e aprovado em Plenário. Agora, segue em apreciação no Senado Federal. Caso seja aprovado, o PL parte para sanção presidencial.

Com entrada franca, o lançamento oficial do livro "Estatuto da Vítima" está marcado para 14/8 (quinta-feira), às 12h, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (rua Monte Alegre, 984, sala 333 - Perdizes).

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade