Notícias  Viver no Exterior  Itália

 Capa
 Notícias
 Estudar no Exterior
 Trabalhar no Exterior
 Brasileiros no Exterior
 Expresso Brasil Europa
 » Como vivem lá fora estudantes brasileiros

 Canal de Cursos
 » Encontre aqui o curso ideal para você


  
Itália

O desenvolvimento econômico da Itália na segunda metade do século 20 fez com que o país, antes um exportador de mão de obra, se tornasse centro de atração de imigrantes de todo o mundo. Um dos grandes pólos econômicos da Europa, a Itália é membro do G8, grupo dos países mais poderosos do mundo. O parque industrial italiano é desenvolvido, mas muito concentrado no norte do país. O sul da península e a ilha da Sicília são regiões tradicionalmente empobrecidas, o que causa um forte desequilíbrio socio-econômico.

Centenas de milhares de imigrantes ilegais foram para a Itália a partir dos anos 90. A maioria destes estrangeiros vem de países da antiga Cortina de Ferro (em especial, muitos albaneses) e do norte da África. Curdos vindos da Turquia, do Irã e do Iraque também cruzam o Mar Mediterrâneo para tentar a vida na península. Esta enorme leva de imigrantes ilegais foi o principal alvo de campanha de Silvio Berlusconi, que venceu as eleições para primeiro-ministro em 2001.

O Brasil foi um dos países que mais recebeu mão-de-obra da Itália nos séculos 19 e 20. Hoje, milhares de brasileiros descendentes de imigrantes tentam obter a cidadania italiana, buscando uma oportunidade de viver no país, ou em outras nações integrante da União Européia (UE). Entretanto, a vitória da coalizão direitista de Berlusconi pode criar problemas para os brasileiros que tentarem morar na Itália, mesmo em condições legais. O país conta hoje com aproximadamente 1,2 milhão de imigrantes legais (cerca 2% da população).

Redação Terra




INFORMAÇÕES

Cidadania:
Veja se você tem direito a ter passaporte italiano

Documentos:
Saiba aqui da papelada exigida para ter a cidadania

Vistos:
Se você vai trabalhar ou estudar na Itália, saiba como tirar visto

Informações úteis:
Endereços e links para informações detalhadas

 Faça a busca por País
 Alemanha
 Austrália
 Canadá
 Espanha
 Estados Unidos
 Itália
 Reino Unido
 Brasileiros no Exterior


Ir morar longe do Brasil é uma boa?


Mande um cartão para quem está fora do País


Nome (20 caracteres):
Escolha uma sala

 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade