Estados Unidos
Conhecido pela rigidez de seu programa de imigração, os Estados Unidos têm a diversidade étnica na sua gênese: da colonização de seu território, participaram espanhóis, portugueses, franceses, holandeses, ingleses e irlandeses. Além dos nativos locais, negros trazidos como escravos da África incrementaram a formação do povo americano.
Apesar do austero controle da fronteira com o México, os Estados Unidos vêm adotando novas normas que facilitam o ingresso de imigrantes. Cientistas, atletas, executivos de multinacionais e outros trabalhadores especiais estrangeiros podem pagar uma taxa US$ 1 mil para agilizar a tramitação de seu visto de trabalho.
Anualmente, o governo americano realiza o sorteio de 50 mil greencards, o visto de residência permanente no país. Há, no entanto, regras a serem seguidas. Candidatos de países que enviaram mais de 50 mil imigrantes para os Estados Unidos nos últimos cinco anos estão, automaticamente, fora. A inscrição para o sorteio deve ser aberta em outubro de 2001.
Outra boa notícia é que algumas cidades americanas estão criando programas de incentivo à imigração para frear o declínio populacional e incrementar a diversidade étnica local. Ainda hoje os Estados Unidos recebem cerca de 1 milhão de imigrantes a cada ano.
|