PUBLICIDADE

DINO

Entenda melhor o jogo Pokémon Go e sua funcionalidade

17 ago 2016 - 09h30
Compartilhar
Exibir comentários

Você não precisa ser um antenado em games e tecnologia para ter ouvido falar sobre o Pokémon Go. Esse game de realidade aumentada - onde os avatares tem suas ações ativadas por movimentos reais do jogador - se tornou um verdadeiro frisson em todo o mundo, mesmo antes de seu lançamento.

Foto: DINO

A Nintendo, empresa japonesa criadora do game, investiu pesado nesse que promete ser o game que vai revolucionar a maneira como o entretenimento e a tecnologia se relacionam. Nesse artigo, vamos falar sobre como o Pokémon Go pode ser interessante para as crianças e jovens da nossa geração, como também pode demandar enorme atenção por parte de pais e educadores. Confira!

Por que o Pokémon Go virou esse sucesso?

O Pokémon Go é um sucesso por vários motivos. O primeiro deles tem relação com o histórico do game, que é um dos queridinhos do público apaixonado por jogos de estratégia e RPG. O Pokémon fez tanto sucesso como game no final da década de 90 e início dos anos 2000, que até virou desenho e série de TV.

Mesmo tendo acompanhado o avanço da tecnologia dos videogames ao longo dos anos, o Pokémon perdeu status e preferência para outros títulos mais atrativos e dinâmicos para adolescentes e crianças. A volta dele agora, em grande estilo, tem um aspecto nostálgico que influenciou positivamente no seu sucesso.

O outro motivo que levou o Pokémon Go a virar esse frisson foi a possibilidade de ter um game de realidade aumentada na palma da mão. O aplicativo é gratuito e o jogador não paga nada -se não quiser comprar itens como pokebolas - para poder se divertir: basta ter a disponibilidade de sair por aÍ para caçar os seus pokémons.

Quais são as vantagens do game?

O Pokémon Go apresenta diversas vantagens para seus jogadores, especialmente quando comparado com um game tradicional qualquer. Listamos algumas das vantagens que vocês e seus filhos poderão perceber após começarem a usar o game.

Estimula movimentação

Nada de jogar videogame sentado por horas em frente a TV. Um dos grandes diferenciais do Pokémon Go é sua capacidade de oferecer entretenimento tecnológico para seus jogadores, estimulando sua movimentação por espaços reais. Já existem, inclusive, casos relatados de indivíduos sedentários que voltaram a praticar atividades físicas graças ao jogo.

A interação com outras pessoas existe

O jogador de Pokémon Go não fica concentrado em sua tela sem interagir com ninguém. Além da divertida possibilidade de mostrar suas conquistas para os amigos, os jogadores podem participar de batalhas virtuais, disputando novos pokémons.

Aprende a lidar com as frustrações

Sair andando pela cidade para pegar aquele pokémon desejado e não conseguir pode ser frustrante para alguns jogadores. Para as crianças e adolescentes, essa é uma maneira de aprender a lidar com pequenas frustrações, transmitindo esse aprendizado também para a vida real.

Existem perigos ao praticar o game?

Assim como qualquer outro game de realidade virtual, o Pokémon Go pode expor o jogador a alguns riscos, quando ele não está atento ao que está acontecendo ao seu redor enquanto se diverte com o game. Listamos abaixo algumas situações que você e seus filhos devem se atentar ao jogar o game.

No Brasil, celular na mão pode ser um perigo

O Pokémon Go foi criado por japoneses e, por isso, caminhar com o celular nas mãos pela cidade não parecia ser, para eles, um grande problema. A realidade é que, aqui no Brasil, não é tão seguro ficar dando bobeira com seus smartphones por aí. Por isso, ao jogar o Pokemon Go, vale a pena conferir os locais que você vai frequentar para capturar um personagem desejado.

É preciso atenção para circular na rua e não se machucar

Sair andando pela rua olhando para a tela do celular também pode ser um perigo, afinal, você pode se machucar. Por isso, é importante, sempre que seu olho estiver na tela do celular, preferir ficar parado para evitar acidentes. Ao se movimentar, guarde o celular no bolso e fique atento ao ambiente ao seu redor.

O vício é sempre uma preocupação

O Pokémon Go é um game muito diferente dos outros, entretanto, jogar por longas e intermináveis horas também pode ser um motivo de preocupação. Assim como você faz com as regras para jogar videogames na sua casa, é interessante estabelecê-las para jogar o Pokémon Go, evitando o vício nessa prática.

Necessidade de conexão à internet e bateria

Pokémon Go utiliza as informações de GPS do smartphone que são obtidas através da internet, por este motivo há a necessidade de conexão continua com internet, a boa notícia é de que há meios para reduzir o consumo de dados. Outro ponto a considerar é o alto consumo da bateria.

O Pokémon Go é um game que promete revolucionar a maneira como a tecnologia nos oferece entretenimento. Você conhece outros benefícios e perigos que ele pode oferecer para a rotina dos seus filhos? Compartilhe com a gente sua opinião!

A Vida Real Diversões é uma empresa com foco em passeios divertidos e educativos sem o uso da tecnologia, porém como sempre está preocupada com o bem-estar de nossas crianças, trabalhamos este texto pensando em ajudar os pais a sanar algumas dúvidas levando em consideração também que a proposta do jogo desde que observados alguns cuidados, vem de encontro com nossa política, já que é um jogo que incentiva a movimentação e a exploração.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade