Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda as diferenças entre pós-graduação e residência médica

As duas modalidades são importantes para a comunidade médica e a sociedade em geral.

23 jan 2017 - 17h10
Compartilhar
Exibir comentários

Ao concluir sua graduação, o médico recém-formado tem três opções: ele pode exercer a profissão em cadeiras que não requerem pós-graduação, iniciar uma pós-graduação lato sensu ou cursar residência médica. Embora as últimas duas modalidades sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e disponibilizadas nas melhores instituições do país, elas possuem algumas diferenças que devem ser levadas em conta antes de fazer a escolha.

Foto: DINO

Como funciona a residência médica?

A residência médica foi instituída em 1977 pelo Decreto nº 80.281 para balizar a qualidade dos profissionais que ingressavam no mercado de trabalho, garantindo um atendimento com alto nível de excelência. Esse tipo de pós-graduação precisa ser aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

De acordo com o órgão, só pode receber o título de especialista, o profissional aprovado em provas de títulos e habilidades realizadas pelas sociedades de especialidades filiadas à Associação Médica Brasileira (AMB) ou que completaram uma residência médica reconhecida pela CNRM.

Como funciona a pós-graduação médica?

A pós-graduação médica qualifica os conhecimentos teóricos dos profissionais da Medicina e os auxilia para a atuação acadêmica, como pesquisadores e professores extremamente qualificados. Durante a pós-graduação, os estudantes realizam atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em áreas relacionadas às ciências da saúde.

No entanto, não concede ao profissional o título de especialista. Para ser reconhecido como tal, o médico precisa cursar uma residência médica da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), órgão do Ministério da Educação (MEC), ou passar pela prova de títulos da especialidade filiada à Associação Médica Brasileira (AMB)

A pós-graduação lato sensu também é uma fonte rica de atividades que agrega, na maioria das vezes, aos pré-requisitos exigidos para a realização da prova de títulos de sociedades ligadas à AMB.

Mas e agora? Residência ou pós-graduação, qual a melhor?

Ambas as modalidades são importantes para a comunidade médica e a sociedade em geral, sendo assim, a resposta para essa questão fica a cargo do objetivo profissional. Entretanto, nada impede o médico de realizar ambas as especializações e tornar-se um profissional ainda mais qualificado.

O Grupo Educacional FACINEPE oferece uma série de cursos de pós-graduação lato sensu na área médica. Com corpo docente altamente qualificado e cursos que visam a qualificação profissional. Conheça nossos cursos, acesse facinepe.edu.br.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade