PUBLICIDADE

Enem 2024: saiba tudo sobre a prova

A prova acontece em novembro, as inscrições começam no dia 27 deste mês e vão até dia 7 de junho

13 mai 2024 - 14h33
Compartilhar
Exibir comentários

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). A prova será realizada nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, os candidatos fazem a redação e as provas de linguagens e ciências humanas. No segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática.

Cronograma do Enem 2024 é divulgado e inclui a data da prova e da incrição
Cronograma do Enem 2024 é divulgado e inclui a data da prova e da incrição
Foto: Agência Brasil / Perfil Brasil

As inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e podem ser realizadas no site do órgão. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho. Mesmo aqueles que conseguirem a isenção da taxa, como estudantes da rede pública, precisam fazer a inscrição. Apenas após a conclusão dessa etapa o aluno poderá participar da prova.

O resultado inicial do pedido de atendimento especializado será publicado em 17 de junho, quando inicia o período para apresentação de recursos, que vai até o dia 21. Já o resultado final, em resposta aos recursos apresentados, está previsto para 27 de junho.

É também no site do Inep, na Página do Participante, que será disponibilizado o Cartão de Confirmação da Inscrição, em data ainda a ser divulgada. O cartão informa o número de inscrição, a data, a hora e o local do exame. Além disso também informa a opção de língua estrangeira, as indicações para atendimento especializado e tratamento por nome social.

Para que serve a prova do Enem?

Há mais de duas décadas, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e representa a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Isso porque as instituições de ensino públicas e privadas adotam as notas do Enem para selecionar estudantes, nos processos seletivos.

Além disso, o resultado serve para ter acesso a instituições privadas, universidades internacionais e os programas como Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de educação superior portuguesas. Algumas universidades lusitanas possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade