PUBLICIDADE

RJ: Pezão ‘descansa’ enquanto rivais brigam pelo último voto

No último dia de campanha eleitoral no Rio de Janeiro, os candidatos a governadores terão agendas distintas do líder da pesquisa e atual governador

4 out 2014 - 07h41
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Pezão é líder com pouco mais de 30% nas pesquisas de intenção de votos realizadas pelos dois mais importantes institutos de pesquisa, o Ibope e o DataFolha</p>
Pezão é líder com pouco mais de 30% nas pesquisas de intenção de votos realizadas pelos dois mais importantes institutos de pesquisa, o Ibope e o DataFolha
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Os principais candidatos ao governo do Rio de Janeiro terão agendas um tanto quanto distintas para o último dia oficial de campanha eleitoral. Principalmente no que diz respeito a quem precisa brigar por últimos votos, versus quem já está mais tranquilo esperando o adversário do segundo turno. É exatamente o panorama deste sábado para Luiz Fernando Pezão (PMDB) em relação aos seus adversários diretos, Anthony Garotinho (PR), Marcelo Crivella (PRB) e Lindberg Farias (PT).

Pezão é líder com pouco mais de 30% nas pesquisas de intenção de votos realizadas pelos dois mais importantes institutos de pesquisa, o Ibope e o DataFolha. Talvez por isso, o atual governador, que tenta se eleger pelo voto direto pela primeira vez, terá uma agenda relativamente tranquila, com apenas uma caminhada em Barra Mansa, no sul do Estado.

Pezão sequer se deu ao trabalho de visitar a Baixada Fluminense, região onde estão os municípios com maior colégio eleitoral do Rio de Janeiro – São Gonçalo e Duque de Caxias, por exemplo. O tom é de quem espera o adversário e vê os rivais tendo uma extensa agenda de campanha atrás dos últimos votos.

Após ver o “furacão Pezão” lhe atropelar nas pesquisas, após reinar soberano na liderança por boa parte da campanha, Garotinho priorizou bairros populosos da capital fluminense, onde tem uma rejeição que não encontra no norte do Estado. Pela manhã, o candidato do PR faz caminhadas em Bangu e Campo Grande.

Sem deixar, porém, de passar por Duque de Caxias, terceiro maior colégio eleitoral do Rio, na parte da tarde – desta vez sem corpo a corpo, numa carreata. Em curva ascendente nas últimas pesquisas, o senador Marcelo Crivella, que no último Datafolha configurou em empate técnico com Garotinho, que apareceu com 21% contra 17% do ex-ministro da Pesca, focou seu último dia de campanha em São Gonçalo. Outro que vai passar pela Baixada Fluminense, desta vez no segundo maior colégio eleitoral do Rio de Janeiro.

Ninguém, entretanto, fará maior maratona em busca do último convencimento do que o petista Lindberg Farias. O senador terá nada menos do que oito agendas em locais distintos. Às 10h, carreata em Caxias. Sempre com intervalo de uma hora, pela ordem, um grupo de municípios da Baixada Fluminense: Belford Roxo, Nilópolis e Mesquita.

Depois volta ao Rio e visita o bairro de Irajá, Padre Miguel e Vila Kennedy, todos no subúrbio. Por fim, na zona norte, fecha na feira de São Cristóvão o seu exaustivo dia de quem sempre esteve atrás dos concorrentes diretos em todas a campanha eleitoral.

Tarcísio Motta, como sempre tem se apresentado ao longo de toda a campanha, terá um último dia de campanha totalmente diferente dos quatro outros grandes rivais. Após passar de 3% para 6% das intenções de voto no último levantamento Datafolha, ele escolheu a zona sul do Rio de Janeiro para seu último dia nas ruas. Justamente a área em que o Psol concentra o maior número de simpatizantes.

Motta passará o dia caminhando pelo Catete e Largo do Machado no início da tarde, e fecha a campanha em seu reduto na praça São Salvador, em Laranjeiras, bairro do qual o candidato é morador. Tudo em casa, pois.

Confira a agenda dos candidatos do Rio de Janeiro neste sábado. E também onde cada um deles vai votar, no domingo.  

Luiz Fernando Pezão (PMDB)

10h – Caminhada em Barra Mansa

Domingo: Vota em Barra do Piraí, onde foi prefeito, por volta das 10h. Depois retorna ao Rio de Janeiro para acompanhar a apuração.

Anthony Garotinho (PR)

9h - O candidato participa de caminhada no calçadão de Bangu

Endereço: Av. Cônego de Vasconcelos - Centro de Bangu

11h - Faz caminhada no caminhão de Campo Grande

Endereço: Rua Coronel Agostinho, s/nº - Campo Grande

14h - Carreata em Duque de Caxias (no primeiro distrito)

Domingo: vota em seu reduto eleitoral, Campos, às 9h. E lá acompanha a apuração em sua residência.

Marcelo Crivella (PRB)

10h - Caminhada no calçadão de Alcântara (São Gonçalo)

11h30 - Carreata pelos bairros de São Gonçalo.

Domingo: Vota em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. A assessorial de imprensa do candidato não divulgou onde ele acompanha a apuração.

Lindberg Farias (PT)

10h - Carreata em Caxias Concentração na Praça Humaitá / Avenida Brigadeiro Lima e Silva

11h - Carreata em Belford Roxo

12h - Carreata em Nilópolis

13h - Carreata em Mesquita

15h - Carreata em Irajá

16h - Carreata em Padre Miguel (Ponto Chique)

17h - Caminhada na Vila Kennedy

18h30 - Feira de São Cristóvão

Domingo: vota na município onde foi prefeito, Nova Iguaçu, às 10h30. Acompanha de casa o resultado.

Tarcísio Motta (Psol)

13h - Participa de caminhada entre os bairros do Catete e Largo do Machado

20h - Participa de ato cultural na Praça São Salvador (Laranjeiras, Rio de Janeiro)

Domingo: Vota acompanhado de Marcelo Freixo e Chico Alencar no bairro de Laranjeiras. Depois, confraterniza com militantes na Lapa, Rio de Janeiro.    

Coligações e tempo de TV Coligações e tempo de TV

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade