PUBLICIDADE

Bope reforça segurança para as eleições no RJ

Vão ser quase 30 mil policiais nas ruas em todo o Estado, cobrindo 5.430 locais de votação, além de escoltas de urna e segurança para integrantes do TRE-RJ

3 out 2014 - 15h04
(atualizado às 16h53)
Compartilhar
Exibir comentários
José Mariano Beltrame dá detalhes do reforço do policiamento nas eleições do Rio
José Mariano Beltrame dá detalhes do reforço do policiamento nas eleições do Rio
Foto: Shana Reis / Governo do Estado

O Rio de Janeiro vai ter reforço de segurança e transportes para as eleições do próximo domingo. As tropas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar já estão nas ruas a partir da tarde desta sexta-feira, em pontos estratégicos, para tentar evitar que a onda de violência em áreas de favelas se espalhe pela cidade.

A Avenida Brasil, na altura dos Complexos da Maré e Manguinhos, onde traficantes entraram em confronto na tarde de quarta-feira, obrigando o exército a intervir com blindados, é um destes pontos. “As ações vão contribuir para diminuir e controlar algumas situações”, aposta José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública do Estado.

Vão ser quase 30 mil policiais nas ruas em todo o Estado, cobrindo 5.430 locais de votação, além de escoltas de urna e segurança para integrantes do TRE-RJ. A polícia vai centralizar as detenções em alguns pontos da capital e da região metropolitana e do interior.

Beltrame disse que há uma predisposição para ataques criminosos em períodos eleitorais, onde ninguém pode ser preso a não ser em flagrante. Ele se lembrou de fatos acontecidos em 2007 e 2010. O reforço foi pedido do governador e candidato à reeleição pelo PMDB, Luiz Fernando Pezão. Um de seus rivais, o candidato do PR, Anthony Garotinho, chegou a pedir o envio de tropas federais para a cidade, para garantir a tranquilidade das eleições, mas o TSE negou no início do mês.

Transportes

Para domingo os transportes na região metropolitana vão ser reforçados para facilitar a vida do eleitor. Na capital, a secretaria municipal de transportes já confirmou que a frota nas ruas será a mesma dos dias normais. A CET-Rio vai suspender as áreas de lazer tradicionais como orla de Copacabana, Aterro do Flamengo e praias de Ipanema e Leblon para garantir maior fluidez no trânsito. O metrô vai posicionar ônibus em locais estratégicos, principalmente na estação Maracanã, próxima à Uerj, maior colégio eleitoral do estado (13.657 eleitores) e a Supervia vai reforçar o ramal de Japeri, principalmente na parte da manhã com oferta de mais 4.800 lugares. 

Coligações e tempo de TV Coligações e tempo de TV

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade