PUBLICIDADE

Ministro admite ataque hacker ao TSE, mas rejeita risco

4 out 2014 - 12h46
(atualizado às 14h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Após o teste de verificação do sistema de totalização dos votos realizado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste sábado, em Brasília, o ministro Dias Toffoli admitiu que ocorreu um ataque de hackers ao sistema da corte, mas garantiu que a tecnologia de totalização de votos não foi afetada.

“Não foi um ataque a esse sistema de totalização, esse sistema de totalização não está aqui no TSE. É comum, cotidianamente, ataques que o TSE recebe ao seu sistema, para isso nós temos um sistema enorme de defesa e de clones, de tal forma que, quando começam a atacar, o sistema tem essa proteção”, afirmou.

Depois dos testes junto aos tribunais regionais, Toffoli afirmou que ainda que a votação é segura. “A votação é segura, fizemos a verificação do sistema de totalização dos votos e de gerenciamento de votos”, afirmou.

Segundo ele, o sistema recebe os dados de cada uma das urnas eletrônicas e, além de fazer a soma dos resultados, possui ainda um programa de computador que faz a análise dos dados identificando os eleitos, o quociente eleitoral e o partidário, aplicando os casos de proporcionalidade de cada bancada.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade