PUBLICIDADE

Ipec mostra Lula com 50% das intenções de voto e Bolsonaro soma 43%

17 out 2022 - 18h29
(atualizado às 18h56)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA (Reuters) -Nova pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira manteve o cenário de estabilidade para a disputa do segundo turno da eleição presidencial, com pequenas variações nas intenção de voto tanto para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que registra agora 50%, quanto para o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), com 43%.

Lula oscilou 1 ponto percentual para baixo, enquanto Bolsonaro variou 1 ponto para cima em relação à semana passada, quando o placar estava em 51% a 42%. A margem de erro da sondagem é de 2 pontos percentuais.

Os votos brancos e nulos permaneceram em 5%, enquanto os indecisos seguiram em 2%.

Considerados os votos válidos, em que os brancos, nulos e indecisos são excluído da conta, o Ipec mostrou o petista com 54% contra 46% do atual presidente. Na semana passada, o placar dos votos válidos estava em 55% a 45%.

Depois dos resultados oficiais do primeiro turno, no início do mês, os institutos de pesquisa foram alvo de críticas, especialmente por terem subestimado os números de Bolsonaro na primeira votação.

Lula venceu o primeiro turno com 48,43% dos votos válidos contra 43,20% do atual presidente.

Realizada entre sábado e esta segunda, parte da pesquisa foi conduzida no dia seguinte ao primeiro confronto direto entre os dois candidatos em debate exibido no domingo à noite pela tevê Band, como parte de um pool de veículos.

No tópico rejeição, o levantamento divulgado nesta segunda mostra o atual presidente com 46% (ante 48%), enquanto 41% disseram que não votariam de jeito nenhum no petista (ante 42%).

A sondagem aponta ainda que 93% dos eleitores já definiram seu voto, 1 ponto a menos do que levantamento anterior, quando foram registrados 94%. Entre os eleitores de Lula, essa definição está em 93%, enquanto o patamar é de 92% para os que pretendem votar no atual presidente.

O Ipec também apurou a avaliação de governo. A administração de Bolsonaro é avaliada como ruim ou péssima por 39%. Na pesquisa anterior esse percentual era de 41%. A parcela dos que a avaliam como ótima ou boa somou 37%, ante 38% na semana passada. Os que avaliam o governo como regular ficaram em 23%, ante 19%.

O Ipec entrevistou 3.008 pessoas em 184 municípios.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade