PUBLICIDADE

Debate presidencial: saiba como assistir no Terra, regras e candidatos

Evento será realizado no sábado, 24, das 18h15 às 20h30, em parceria com o SBT, CNN Brasil, Nova Brasil FM, Estadão/Eldorado e Veja

20 set 2022 - 12h38
(atualizado em 22/9/2022 às 16h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Candidatos à Presidência participam de debate com transmissão do Terra
Candidatos à Presidência participam de debate com transmissão do Terra
Foto: Montagem Terra/Renato Pizzutto/Band/

Os candidatos à Presidência da República participarão no sábado, 24, de um debate com a transmissão do Terra, em parceria com SBT, CNN Brasil, Nova Brasil FM, Estadão/Eldorado e Veja. Com a mediação do jornalista Carlos Nascimento, o evento será dividido em quatro blocos e acontecerá das 18h15 às 20h30. O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não confirmaram presença. 

Para assistir, basta acessar o Terra, que, além da transmissão ao vivo, trará direto dos estúdios do SBT informações dos bastidores, entrevistas exclusivas e análises. O debate também poderá ser acompanhado pela TV aberta, no SBT, bem como nos sites dos demais promotores.

Terra transmite debate entre candidatos à presidência neste sábado; veja como assistir :

Quem vai participar do debate 

Foram convidados ao debate os candidatos de partidos com ao menos 5 representantes no Congresso. Portanto, além dos líderes nas pesquisas eleitorais -- Lula e Bolsonaro --, também estarão presentes no encontro Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB).

Segundo o Ipec da última segunda-feira, 19, Lula oscilou um ponto percentual para cima e Bolsonaro manteve o número em relação ao levantamento da semana passada. O petista aparece com 47% das intenções de voto, contra 31% do atual chefe do Executivo. Com 52% dos votos válidos, o ex-presidente tem chances de vencer a disputa ainda no primeiro turno, a ser realizado no dia 2 de outubro.

Ciro mantém 7% das intenções, o mesmo índice da pesquisa anterior. Tebet tinha 4% na semana passada e agora tem 5%. Considerando a margem de erro, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Soraya se manteve com 1%. Os demais candidatos não chegam a 1%.

Veja abaixo as regras do debate 

Primeiro bloco: Nessa etapa, candidato pergunta para candidato. As questões serão feitas seguindo a ordem do sorteio e cada candidato perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. Quem fizer a pergunta terá direito a réplica, e o que responder poderá fazer a tréplica. 

  • Ordem de sorteio: Tebet, Bolsonaro, Lula, Ciro, Soraya, Padre Kelmon e D'Avila.

Segundo bloco: Seis jornalistas, representando cada um dos veículos patrocinadores do debate, escolherão dois candidatos: um para responder e outro para comentar a resposta. Aquele que responder à pergunta do jornalista terá direito a réplica após o comentário. Cada candidato será chamado uma vez para responder.

Terceiro bloco: Nova rodada em que candidato pergunta para candidato. Os políticos farão perguntas entre si, seguindo a ordem do sorteio. Assim como no primeiro bloco, cada candidato perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. Quem fizer a pergunta terá direito a réplica, e o que responder poderá fazer a tréplica. 

  • Ordem de sorteio: D'Avila, Padre Kelmon, Soraya, Ciro, Lula, Bolsonaro e Tebet.

Quarto bloco: Jornalistas voltam a fazer perguntas aos candidatos, seguindo as mesmas regras do segundo bloco. E, ao fim, serão realizadas as considerações finais, seguindo a ordem do sorteio.

  • Ordem de sorteio: Simone, Bolsonaro, Lula, Ciro, Soraya, Padre Kelmon e D'Avila

Direito de Resposta

Os candidatos poderão pedir um direito de resposta caso sejam ofendidos moral e pessoalmente. O pedido de resposta à ofensa deverá ser dirigido ao mediador no momento da ocorrência ou ao final da fala do candidato que a proferiu.

Um corpo jurídico formado pelos promotores do debate vai analisar os pedidos. Caso aprovado, o direito de resposta será exercido a qualquer tempo dentro do bloco em que foi solicitado ou no início do seguinte.

Outros debates

E, em caso de um segundo turno, a data para o encontro entre os dois candidatos mais votados na disputa pelo Palácio do Planalto será no dia 22 de outubro. No dia 15 de outubro, será a vez do debate entre os dois candidatos mais votados na corrida pelo governo de São Paulo, em caso de 2° turno.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade