PUBLICIDADE

Adeptos de Bolsonaro quadruplicam sua relevância na rede

Levantamento identifica 83 páginas de seguidores do capitão que fazem campanha e beneficiam o candidato do PSL

29 jul 2018 - 23h02
(atualizado em 30/7/2018 às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O maior beneficiado desse grupo de páginas anônimas de apoio aos presidenciáveis nas eleições 2018 é o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, que tem mais páginas ao redor de seu nome, boa parte delas em tom humorístico, como "Bolsonaro Opressor 2.0", ou em tom de ataque à esquerda. A reportagem identificou 83 páginas com mais de 10 ml curtidas no Facebook que falam sobre o político, seja com divulgação de notícias, piadas ou vídeos editados.

Ao todo, elas somaram 52,63 milhões de interações (reações, comentários e compartilhamentos) nos últimos três meses. Os números superam os da página oficial do militar no Facebook, que registrou 14,1 milhões de interações no período.

Algumas páginas fazem venda de produtos, como a "Vim do futuro pra dizer que o Bolsonaro virou presidente", que tem 173 mil curtidas. Ela anuncia link para um site que vende canecas e camisetas com a frase "Melhor Jair se Acostumando". O Estadão Dados identificou outras três páginas com anúncios do tipo.

O proprietário é da área da tecnologia da informação que mora em Fortaleza (CE) e pediu para não ser identificado. Disse que criou a página para ganhar dinheiro e negou ligação com o político. Afirmou ainda que "simpatiza" com o candidato do PSL. "Não está sendo acusado na Lava Jato, é ficha limpa e adotou novo viés liberal."

Nos perfis há também divulgação de sites de informações falsas, como a de que o filho de Lula teria "ameaçado acabar com o Brasil" se o pai fosse preso.

O dono da página "Bolsonaro Opressor 2018", o vidraceiro Fernando Silva, de 22 anos, disse que quer incentivar mais pessoas a votar no político. Afirmou ainda que já gastou dinheiro para impulsionar seus vídeos na rede.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade