Eleições na Argentina: Como se contabiliza o voto em branco e quem se beneficia?
No segundo turno das eleições, a opção pelo voto em branco ganha popularidade. Mas como eles serão contabilizados no resultado final?
No segundo turno das eleições presidenciais de 19 de novembro de 2023, Sergio Massa, atual ministro da Economia e candidato da Unión por la Patria, compete com Javier Milei, líder do La Libertad Avanza. Ambos foram os candidatos mais apoiados nas eleições gerais de outubro, onde Massa obteve 36,68% dos votos e Milei alcançou 29,98%.
Contudo, no segundo turno das eleições, a opção pelo voto em branco deverá ganhar popularidade. Mas como eles serão contabilizados no resultado final? Quem se beneficia do voto em branco?
O que é o voto em branco no sistema eleitoral argentino?
No nosso país, os regulamentos eleitorais estabelecem uma classificação dos votos válidos em duas categorias:
- Votos Afirmativos: São aqueles em que o eleitor escolhe entre as diversas opções eleitorais disponíveis.
- Voto em Branco: Este tipo de voto ocorre quando um envelope vazio ou papel liso colorido, sem inscrições ou imagens, é colocado na urna.
O ato de votar em branco é considerado válido, pois representa a decisão do cidadão de se abster de escolher entre as múltiplas opções apresentadas pelo sistema de votação. Este gesto simboliza a expressão do descontentamento face às opções eleitorais existentes e às propostas apresentadas pelos partidos políticos durante as eleições
Neste segundo turno, o voto em branco não tem impacto no resultado global da votação . Neste sentido, a opção por esta alternativa não favorece indiretamente nenhum candidato específico. Ou seja, nem Sergio Massa nem Javier Milei se beneficiariam com a escolha do voto em branco ou com a anulação de uma votação.
🔴 AHORA | El balotaje en vivo: programa especial con Jorge Fontevecchia, Nuria Am y Martín Mena por NET TV y Canal E.https://t.co/F2BW2csn4Z
— Perfil.com (@perfilcom) November 19, 2023