Como se formam os bancos de areia?
Aquelas belas paisagens formadas por bancos de areias que fazem brilhar os olhos dos turistas, na verdade, foram formadas há milhares de anos e estão em constante processo de mudança. Se estiverem localizados em regiões sujeitas a ocorrências de furacões, talvez não sejam uma boa opção para as férias.
Chamados também de pontais, os bancos de areia estão espalhados pelo litoral de todo o mundo. Na verdade, são depósitos de areia ou sedimentos próximos à praia, de formação longa e estreita, situados paralelamente à linha costeira. Segundo o professor Nelson Gruber, do Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, "essas formações têm como base sedimentos e são constantemente retrabalhadas por ondas e correntes".
Alguns bancos de areia podem chegar a dezenas de quilômetros de comprimento e geralmente são separados do continente por canais, baías ou lagunas, sendo particularmente visíveis na costa leste da América do Norte, onde recebem comunidades de turismo e até propriedades particulares. No entanto, são ecossistemas frágeis e em constante mudança. Essa característica, aliada à ocorrência de fenômenos naturais como furacões e tempestades, acaba revelando que a construção de residências é temerária.
Ainda não se sabe exatamente como a formação dos bancos de areia acontece, mas uma das teorias mais recentes defende de que eles surgiram há cerca de 18 mil anos, com o final da Era do Gelo. "Após a última era glacial, em 11 mil anos os mares subiram cerca de 120 metros, inundando muitas áreas e reformulando as regiões costeiras", afirma o professor Nelson Gruber.
Esta pergunta foi enviada pelo internauta Carlos Alberto dos Prazeres Santos Junior. Clique aqui e envie já a sua.