PUBLICIDADE

Vestibular 2024 UERJ: Exame Discursivo é aplicado neste domingo (3)

A UERJ realiza o Exame Discursivo do Vestibular 2024 no próximo domingo, 3 de dezembro. Estudantes concorrem a mais de 6,4 mil vagas.

1 dez 2023 - 16h20
(atualizado às 16h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A UERJ realiza o Exame Discursivo do Vestibular 2024 no próximo domingo, 3 de dezembro. O local de prova já foi liberado aos inscritos.

Foto: Brasil Escola

Participam desta fase os candidatos que tiveram pelo menos 40% de aproveitamento em um dos Exames de Qualificação (EQ), ou seja, das questões objetivas. A quantidade de participantes não foi informada.

Os estudantes terão que comparecer aos locais de prova com uma hora de antecedência. É preciso levar comprovante de inscrição impresso, documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente).

As provas do Exame Discursivo contarão com questões dissertativas de Língua Portuguesa, de Redação e de outras duas disciplinas específicas aos cursos escolhidos, valendo 20 pontos cada. 

Vagas e resultado do Vestibular 2024 da UERJ

Conforme o cronograma, a relação de aprovados no processo seletivo está prevista para sair no dia 12 de janeiro de 2024.

O Vestibular 2024 da UERJ oferece 6.436 vagas em diversos cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, são 40 vagas para a cidade de Cabo Frio e 104 para a capital do Rio de Janeiro.

Como é o vestibular da UERJ?

O vestibular da UERJ é diferente dos outros processos seletivos. Ele é formado por Exame de Qualificação + Exame Discursivo.

Veja abaixo os detalhes:

  • Exame de Qualificação: a universidade abre inscrições para duas dessas provas, as quais são formados por questões objetivas de conhecimentos gerais. No primeiro exame, são aprovados para a próxima etapa os candidatos que alcançam 40% do total da prova. Caso eles não atinjam essa nota, podem tentar o segundo exame de qualificação.

  • Exame Discursivo: podem se inscrever nessa etapa os aprovados no exame de qualificação. Essa fase conta com redação e questões discursivas de acordo com o curso de escolha. É justamente nesse exame que os vestibulandos escolhem a carreira.

Durante a pandemia do coronavírus, a UERJ adotou um modelo de vestibular específico, mas, no início deste ano, a instituição avisou que voltaria ao programa tradicional de vestibular, citado acima.

Confira mais informações e orientações neste edital. 

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade