PUBLICIDADE

Redação no Enem 2023: aluna nota 1.000 ressalta uso de repertório cultural

Usar repertório sociocultural pode fazer toda diferença na hora de construir o texto. Essa é a dica da aluna nota mil da redação do Enem 2023, Caroline Souza.

16 jan 2024 - 16h33
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Usar repertório sociocultural na redação do Enem pode fazer toda diferença na hora de construir o texto. Essa é a dica de uma das alunas nota 1.000 da redação do Enem 2023, Caroline Souza.

Foto: Brasil Escola

Repertório cultural na redação do Enem é usar experiências, situações ou fatos ligados às áreas do conhecimento cobradas na prova para enriquecer o texto e atender à Competência 2 da redação (umas das cinco competências que são analisadas pelos corretores do texto).

A jovem de 21 anos, de Goiânia, é uma das 60 estudantes de todo o Brasil que tiraram nota 1.000 na redação do Enem 2023. No seu estado, Goiás, ela é uma das quatro que ganharam a tão desejada nota mil.

O resultado do Enem 2023 saiu na manhã de hoje, 16 de janeiro. Além da nota da redação, foram liberados desempenhos nas quatro provas objetivas.

Dicas de estudo para a redação do Enem 

Caroline Souza estudou para o Enem 2023 fazendo cursinho. Segundo ela, a preparação para o vestibular é muito cansativa, mas vale a pena.

Para os estudantes que querem se dar bem na redação do Enem, a dica da aluna goiana é treinar bastante a escrita, listando e entendendo os erros mais recorrentes nas redações feitas ao longo do ano, como as falhas gramaticais.

Outra dica para a redação do Enem é acumular informações para, na hora da prova, chegar preparado.

"É importante, na preparação para redação do Enem, ir montando um caderno de repertórios socioculturais ao longo da preparação, para que, ao final do ano, você tenha uma ampla bagagem de informações"

Caroline Souza

A estudante goiana, que estuda no cursinho WR, sente-se feliz com a nota mil. "É um verdadeiro alívio sentir que toda a luta foi recompensada", reforça.

Fazer o Enem e ter se dado bem na redação é apenas um passo rumo ao sonho de cursar Medicina. Para isso, a jovem vai se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e tentar uma vaga em uma universidade pública. 

SiSU 2024

As inscrições para o SiSU 2024 poderão ser feitas na semana que vem, entre os dias 22 e 25 de janeiro. O resultado sairá no dia 30 do mesmo mês.

O SiSU oferece mais de 200 mil vagas em 169 universidades públicas de todo o país.

Como foi o Enem 2023?

O primeiro dia do Enem 2023, cujas provas foram realizadas no dia 5 de novembro de 2023, contou com 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Alunos consideraram a prova cansativa por ter muitos textos.

Os inscritos também produziram uma redação com o tema: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

No segundo dia do Enem 2023, os estudantes responderam 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. No geral, participantes consideraram a prova mais fácil do que a do primeiro dia.

A reaplicação do Enem 2023 ocorreu nos dias 12 e 13 de dezembro. As provas tiveram o mesmo formato que as provas regulares. Já o tema da redação foi: "Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil".

Para mais detalhes, acesse o Edital.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade