Veja os cursos federais de Medicina que tiveram as melhores avaliações no Enamed
Primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica avaliou 351 cursos de Medicina em todo o País
A primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) avaliou 351 cursos de Medicina em todo o País. Os conceitos da prova variam de 1 a 5 por curso. O MEC considera desempenho "abaixo do esperado" as notas 1 e 2.
Dentro desta avaliação que vai de 1 a 5 há uma porcentagem que mostra a quantidade de concluintes participantes igual ou acima da proficiência. Ou seja, apesar de 163 universidades conseguirem a excelência acadêmica, com notas 4 ou 5 no Conceito Enade, apenas duas alcançaram a porcentagem 100%: a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), no interior de São Paulo. e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Três Lagoas.
O superintendente do Hospital Universitário da UFSCar, Thiago Luiz de Russo, celebrou a conquista na página do gov.com: "o nosso hospital é também casa dos nossos futuros médicos e médicas, pois acolhe grande parte do internato, com cenários de excelência e preceptores altamente capacitados. A Gerência de Ensino e Pesquisa e, em especial, o Setor de Gestão do Ensino são fundamentais para que a jornada do nosso estudante culmine na formação inter profissional e com cuidado humanizado para atuação no SUS".
Já a reitora Camila Ítavo, da UFMS, comentou sobre o resultado na página online da universidade: "Agradeço aos nossos estudantes, aos professores, aos técnicos, aos coordenadores de curso, aos nossos profissionais do Hospital Universitário, das demais unidades de saúde. Nenhum resultado desse é obtido de maneira solitária e, sim, feito por várias mãos. A UFMS agradece e a gente sente muito orgulho de devolver para a sociedade o recurso investido na Federal de Mato Grosso do Sul",
Outras universidades federais bem ranqueadas, todas com nota 5, foram a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, com 98%, Universidade Federal da Bahia (UFBA), de Vitória da Conquista, com 97,4% e a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina, no Pernambuco, com 97,4%.
O que é o Enamed
O Enamed foi criada pelo MEC para conferir se os estudantes concluintes dos cursos de Medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Após a primeira edição, o exame deve ser realizado anualmente.
O foco do Enamed está na avaliação da qualidade do ensino. O exame tem uma nota de corte para avaliar quem é um "profissional minimamente competente". Segundo os critérios divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a nota de corte do exame é 60 pontos.
A nota obtida no Enamed será utilizada pelos estudantes para se candidatar às vagas de residência ofertadas no Enare. O estudante não precisará fazer as duas provas, apenas o Enamed.
Dos 163 cursos com as melhores notas, 114 graduações obtiveram o conceito 4, enquanto um grupo de 49 cursos atingiu o conceito 5, nota máxima. Veja a seguir a nota das universidades mais bem ranqueadas.