PUBLICIDADE

USP define calendário das eleições para reitor em meio a protesto

Estudantes ocupam a reitoria da universidade para cobrar eleições diretas. Universidade manteve sistema e marcou eleições para dezembro

4 out 2013 - 10h44
(atualizado às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A Universidade de São Paulo (USP) agendou para o dia 19 de dezembro as eleições para reitor e vice-reitor da instituição. Entre os dias 7 e 14 de outubro, os candidatos deverão fazer inscrição prévia, em forma de chapa, acompanhada do programa de gestão a ser implementado. No dia 15 deste mês será divulgada a lista de chapas que tiveram seus pedidos de inscrição deferidos.

O anúncio do calendário eleitoral acontece após a ocupação da reitoria, na terça-feira, por um grupo de estudantes contrários ao sistema de escolha do reitor na universidade. Um dos pontos mais criticados é a lista tríplice, sistema pelo qual os nomes dos três candidatos mais votados são enviados ao governador do Estado, que decide quem será o reitor. Por esse modelo, João Grandino Rodas - o segundo na lista de 2008 - foi escolhido como o atual reitor.

Os alunos também cobram paridade entre eleitores na escolha do reitor. Atualmente, o pleito ocorre por meio de colégios eleitorais - representados majoritariamente por professores titulares.

Grupo de alunos passa a noite em frente ao prédio da USP:

Ontem a Justiça de São Paulo analisou o pedido de reintegração de posse do prédio feito pela reitoria e decidiu marcar uma reunião de conciliação entre a direção da instituição e os estudantes para o dia 8 de outubro. A reitoria foi ocupada na terça por cerca de 400 estudantes. Eles também decidiram por uma greve geral.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade