Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Unicamp cria primeiro mestrado em história da arte não-europeia

11 out 2013 - 21h11
Compartilhar

A Unicamp oferecerá, a partir do próximo ano, o primeiro mestrado em história da arte não-europeia do país, com cursos de arte Pré-Colombiana e Ameríndia, Arte Africana, Teoria da Arte e Arte Japonesa.

Segundo a professora Claudia Valladão Mattos, do Instituto de Artes (IA) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da instituição, o Brasil "é um país com uma riqueza, uma diversidade e material cultural enormes e que, até agora, foi muito pouco estudado".

Apesar de os alunos da universidade terem interesse na arte brasileira, o estudo desta disciplina dentro do curso "não está contemplado, pois os professores não têm conhecimento do tema com profundidade suficiente para ministrar aulas sobre isso", argumentou, em entrevista à Agência Efe.

Mesmo assim, Claudia não perde a esperança de poder oferecê-lo nos próximos anos, embora aponte que "dependerá dos alunos que se inscrevam nos cursos", já que, segundo ela, a arte brasileira "está muito desprestigiada e desvalorizada".

A Unicamp propõe estudar outras propostas artísticas em um país "de grande importância, um país de imigração, com muitas culturas estudadas por outras disciplinas, mas não pela arte", informou.

O centro de estudos vai receber uma coleção particular de artes americana e africana. Por isso, pesquisadores e professores da universidade entenderam que era uma boa oportunidade de criar este curso.

"A doação já está feita, agora só temos que buscar um espaço para expor as obras. Essa é uma das principais razões que nos levou a realizar o curso", disse Claudia.

Além desta doação, a Unicamp conta com o apoio do Instituto Getty de Los Angeles (EUA), instituição que financiará a vinda de especialistas internacionais para iniciar o novo programa.

"A origem do curso nasceu de cinco professores de diferentes áreas de história que concordaram que era importante começar a expandir essa ideia", lembrou Claudia, para quem o apoio de seus colegas de profissão e o convênio com a Getty foram "imprescindíveis" para começar esta nova "aventura".

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra