PUBLICIDADE

Unicamp 2024: quais livros obrigatórios devem aparecer na 2ª fase

Sem tempo para revisar todas as obras da Unicamp? Conversamos com uma professora e elencamos quais têm mais probabilidade de cair na prova

30 nov 2023 - 17h10
(atualizado às 17h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Os estudantes aprovados para a segunda fase da Unicamp 2024 já estão em contagem regressiva. No próximo domingo (3) e segunda-feira (4) eles realizam as provas da última etapa do vestibular, que garante vaga na Universidade Estadual de Campinas. Além das disciplinas clássicas do Ensino Médio, a banca também exige dos candidatos a leitura de nove livros - mas isso não significa que todos eles serão tema de questões. A gente explica.

Foto: Suad Kamardeen/Unsplash/Reprodução / Guia do Estudante

Na segunda etapa do vestibular, seis questões da prova são dedicadas à Língua Portuguesa e Literatura. Não precisa fazer muitos cálculos para entender que a conta não fecha: seria impossível que a banca cobrasse todos os nove livros da lista obrigatória. E vamos combinar que a notícia é boa para os vestibulandos!

+ Unicamp 2024: veja lista de obras obrigatórias com resumos e análises

A esta altura, quem não teve tempo de ler todos os livros pode se dedicar aos resumos e análises daqueles que têm mais chances de cair na segunda fase. Se você não faz ideia de por onde começar, a professora Vanessa Botasso, do Poliedro Curso de Campinas, pode ajudar.

Sem figurinha repetida: olhe para o que já caiu na primeira fase

O primeiro passo para elencar os livros que têm mais chance de aparecer na segunda fase da Unicamp 2024 é olhar para trás. Isso mesmo! Ao longo das últimas edições, a Unicamp tem a tradição de cobrar parte da lista de obras obrigatórias na primeira fase do vestibular, e a outra parte na segunda. Isso não é regra estipulada em edital e pode variar, mas é uma tendência.

Seguindo essa lógica, os livros que teriam menos probabilidade de cair na segunda etapa porque já apareceram na primeira são: "Seminário dos Ratos", de Lygia Fagundes Telles; "Olhos d'Água", de Conceição Evaristo; "O Ateneu", de Raul Pompeia; "Tarde", de Olavo Bilac; "Casa Velha", de Machado de Assis; e "Carta de Achamento", de Pero Vaz de Caminha.

+ Unicamp: saiba tudo sobre as questões interdisciplinares da 2ª fase

Os livros que saem da lista

O segundo critério que deve ser levado em conta para chegar aos livros mais prováveis é a rotatividade da lista de obras obrigatórias. Os livros que estão saindo do vestibular costumam ser cobrados com mais frequência - como se fosse uma despedida.

Neste sentido, as obras "A Tarde", de Olavo Bilac; "Carta de Achamento a el-rei D. Manuel", de Pero Vaz de Caminha; "O Ateneu", de Raul Pompeia; e "Seminário dos Ratos", de Lygia Fagundes Telles, teriam mais chances de aparecer nesta edição. Vale considerar, no entanto, que todos estes livros também foram tema de questões na primeira fase.

Os livros obrigatórios que devem cair na segunda fase

Colocando tudo isto na balança, as apostas de livros obrigatórios para segunda fase da Unicamp 2024 são:

  • Alice No País das Maravilhas - Lewis Carroll
  • Niketche - Uma História de Poligamia - Paulina Chiziane
  • Canções Escolhidas - Cartola

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade