UFS inicia processo seletivo seriado; provas vão até sexta
Começou nesta terça-feira o Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com as provas da primeira etapa. Na quarta-feira, ocorrem as provas da segunda etapa, e na quinta, da terceira. Na sexta-feira, último dia do processo, é feito o exercício de redação.
As provas começam sempre às 8h e acabam às 12h, com exceção do último dia, quando os candidatos têm até as 10h para finalizar a prova. São 47.499 inscritos para participar das três etapas. Destes, 28.338 concorrem às 4.910 vagas anertas em 95 cursos da UFS.
Cotas e novidades
Metade das vagas da UFS serão destinadas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais (o chamado grupo B). Deste montante, 70% será reservado a estudantes declarados pardos, índios ou afro-descendentes (grupo C), número que, por sua vez, corresponde a 35% do total de vagas oferecidas pela universidade. Os candidatos não cotistas compõem o grupo A.
No grupo A, o curso mais disputado é o de Medicina, com densidade de 45,56 candidatos por vaga. O bacharelado em Serviço Social é o mais procurado tanto no grupo B (com 69,42 inscritos para cada vaga) como no grupo C (que registra densidade de 26,15).
Este ano é o primeiro em que a UFS adota política de cotas. Em 2009, a UFS também inautura seis novas graduações (Engenharia de Petróleo, Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental, Ecologia, Engenharia Agrícola e Design), com o que são abertas 455 novas vagas.
As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra Vestibular. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.