PUBLICIDADE

Rio inaugura primeiro colégio público bilíngue em espanhol-português

31 jan 2014 - 21h35
(atualizado às 22h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro colégio público bilíngue em espanhol e português, para estudantes do ensino médio, foi inaugurado nesta sexta-feira no Rio de Janeiro, fruto de um acordo entre o governo do Estado do Rio de Janeiro e a Embaixada da Espanha no Brasil.

Trata-se de um instituto hispanobrasileiro, batizado como Colégio Estadual João Cabral de Melo Neto e localizado no bairro do Méier. A metade das aulas será em língua espanhola e a outra metade em português, além de incluir o ensino do inglês.

De acordo com o secretário de Educação do Rio de Janeiro, Wilson Risolia, "95% das vagas estão reservadas para alunos procedentes de escolas públicas, para favorecer que à população de baixa renda possa ter acesso ao ensino de qualidade".

Risolia assegurou que "está previsto que o centro educativo conte com professores espanhóis, em virtude do intercâmbio entre Brasil e Espanha", que também poderia permitir que professores brasileiros fossem ao país europeu.

O Estado espanhol, através do Instituto Cervantes e outras instituições, se encarregará da formação dos professores e do material didático. Os demais investimentos ficarão a cargo do governo do Estado.

Também esteve presente na inauguração o embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara. Ele afirmou que essa é "ideia fantástica" que, a seu ver, "demonstra que a Espanha é uma grande potência em educação".

Durante a inauguração, foram executados os hinos do Brasil e da Espanha, além de ter sido feita a leitura de um fragmento do poema El Temps (O Tempo), do premiado poeta catalão Joan Brossa, e encenado um pequeno espetáculo de dança flamenca.

O colégio faz parte do Programa Dupla Escola, que oferece jornada dupla, com horário integral e currículo integrado. Os alunos terão, além do ensino tradicional da língua espanhola, aulas como filosofia, sociologia e literatura espanhola ministradas no idioma. Ao final do curso, os estudantes terão certificado de dupla diplomação, com a validação do ensino médio tanto no Brasil quanto em território espanhol.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade