Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Professora de SP é reconhecida como a educadora mais influente do mundo

Débora Garofalo criou projeto de ensino de robótica com sucata para estudantes de escola pública

5 fev 2026 - 20h43
Compartilhar
Exibir comentários

A Varkey Foundation, fundação internacional responsável pelo prêmio conhecido como o "Nobel da Educação", concedeu à educadora Débora Garofalo o título inédito de professora mais influente do mundo em fevereiro.

Prêmio 'Global Teacher Influencer of the Year' foi lançado neste ano para reconhecer professores excepcionais com influência além da sala de aula.
Prêmio 'Global Teacher Influencer of the Year' foi lançado neste ano para reconhecer professores excepcionais com influência além da sala de aula.
Foto: Reprodução/@varkeyfdn via Instagram. / Estadão

Em uma cerimônia realizada na segunda-feira, 2, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a brasileira recebeu o prêmio Global Teacher Influencer of the Year, lançado neste ano para reconhecer professores excepcionais que usam as redes sociais para estender a aprendizagem para além da sala de aula.

O evento antecedeu a entrega do Global Teacher Prize, conhecido como "Nobel da Educação". Em 2019, Débora também foi a primeira mulher brasileira e da América do Sul a ser finalista desse prêmio.

Débora é graduada em Letras e Pedagogia, mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP e foi Fab Learn Fellow pela Columbia University (EUA). Ela se tornou referência em inovação na educação ao criar uma iniciativa de democratização do acesso à tecnologia que transcendeu a sala de aula e influenciou políticas públicas pelo Brasil.

Professora criou projeto inovador

O reconhecimento foi resultado de um projeto de ensino de robótica com sucata para estudantes de escola pública, idealizado por Débora em 2015 e aplicado na rede municipal da periferia de São Paulo.

Nele, jovens de 6 a 14 anos desenvolveram seus protótipos com sucata e aprendem sobre montagem de motor, circuitos e programação, o que contribuiu para o reaproveitamento de 1 tonelada de materiais recicláveis.

A metodologia recebeu prêmios nacionais e internacionais, virou tema de livros escritos pela professora e foi incorporada como política pública do estado de São Paulo, "através da implementação do componente de tecnologia e inovação e de uma tríade de inovação", conforme o site Débora Garofalo Educação.

Influenciou, ainda, a elaboração de políticas em outras partes do Brasil, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Hoje, Débora atua como palestrante e consultora, "capacitando educadores e instituições para os desafios do século 21?.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade