Pós-doutor, trilíngue e mais: currículo de Milton Cunha viraliza nas redes sociais: ‘O maior que temos’
O carnavalesco e comentarista da TV Globo deu show na transmissão do carnaval 2025 e ganhou a internet
Espontâneo, engraçado e irreverente, o carnavalesco e comentarista da TV Globo Milton Cunha deu show durante as transmissões dos desfiles das escolas de samba do carnaval 2025. Na internet, ele também conquistou os internautas, que até resgataram seu currículo para exaltar o carnavalesco: “O maior que temos”.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“As pessoas olham pro Milton Cunha e veem o personagem, muitas vezes caricato. Na realidade, o cara é um monstro! O maior que temos. O maior mestre do carnaval. Olhem esse currículo”, escreveu um internauta, que postou um print do currículo lattes de Cunha.
Na versão mais recente do currículo dele, atualizada em junho de 2022, consta que ele cursa seu segundo pós-doutorado no Fórum de Ciência e Cultura do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema Boi de Parintins, Estrutura Narrativa Patrimônio Cultural dos Povos da Floresta Amazônica.
Seu primeiro pós-doutorado foi concluído em 2017, em História da Arte, pela Escola de Belas Artes, também da UFRJ. Nesse caso, ele pesquisou Narrativas Culturais no Carnaval de Rosa Magalhães.
Cunha também é graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1982) e possui especialização em Moda e Indumentária pela Universidade Estácio de Sá (2004). Pela UFRJ, pesquisando narrativas de Joãosinho Trinta, ele também concluiu seu mestrado em Letras, na área de Ciência da Literatura (2006), e doutorado em Letras, com Teoria Literária - Ciência da Literatura (2010).
Em seu currículo ainda são destacadas as experiências na área de Educação, Televisão, Rádio e Carnaval, com ênfase em Artes e narrativas Culturais. Além disso, é descrito como pesquisador-orientador do grupo de pesquisa Observatório de Carnaval do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OBCAR) da UFRJ.
Em meio a tudo isso, ele também é trilíngue. Além da língua portuguesa, é fluente em inglês e francês.