Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

MG: trânsito faz cerca de 100 estudantes perderem prova do Enade

24 nov 2013 - 14h04
(atualizado às 14h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 100 estudantes que fariam o  Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) na faculdade Fumec, em Belo Horizonte (MG), perderam o exame por chegarem após o fechamento dos portões. A instituição está localizada no bairro Cruzeiro, no centro-sul da capital mineira. 

A reportagem acompanhou o fechamento dos portões às 13h, mas devido ao trânsito caótico da região e a grande quantidade de estudantes, não houve tempo hábil para que todos entrassem. Os últimos dois estudantes a entrar precisaram forçar os portões para ganhar acesso ao local das provas.

Devido à grande quantidade de pessoas que ficaram do lado de fora, houve confusão e bate-boca entre os estudantes e porteiros da instituição. Alguns tentaram forçar a grade com gritos de "vamos invadir". Algumas pessoas começaram a chorar, lamentando o atraso. 

A estudante Fernanda Lucas Oliveira, do curso de Nutrição do centro universitário Newton Paiva, disse que saiu do bairro Floresta, na região leste da cidade, e não conseguiu chegar ao local da prova devido ao fechamento da avenida Afonso Pena, que dá acesso ao bairro Cruzeiro, em virtude de uma feira tradicional que ocorre no local todos os domingos. "O trânsito está impossível", disse a jovem. 

Natália Vaz pegou três ônibus para encontrar os portões da Fumec fechados
Natália Vaz pegou três ônibus para encontrar os portões da Fumec fechados
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra

Gabriel Costa Lima, aluno de Medicina da Unifenas, partiu do bairro Planalto, região norte, e disse que correu 3 km desde o Centro da cidade para tentar chegar na hora, mas foi barrado. "Um absurdo, não houve qualquer tolerância. É muita gente de fora", disse o estudante, que era um dos mais revoltados em frente aos portões. 

Já Francisco de Assis de Andrade, estudante de Gestão de Saúde no centro universitário UNA, ficou exaltado e tentou forçar o portão. Revoltado por ser barrado, ele xingou os porteiros, bateu nas grades e exigiu a presença de um representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que chegou a ser prometida por um funcionário da Fumec. Mas, segundo presenciou a reportagem, ninguém foi ao local. 

"Prometeram trazer uma pessoa aqui para conversar e ninguém veio. Muito descaso porque se avisassem que não ia ter jeito mesmo, a gente já tinha até ido embora, disse Roberto Mário da Silva, aluno de Gestão Ambiental da Unibh. Roberto diz que demorou 1h15 para realizar um trajeto que costuma levar cerca de 25 minutos, desde o Vale do São Gabriel. 

Karine Campos mobilizou as pessoas que estavam no local após o fechamento dos portões
Karine Campos mobilizou as pessoas que estavam no local após o fechamento dos portões
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra

Karine Campos, estudante de Farmácia da UFMG, mobilizou as pessoas que estavam no local após o fechamento dos portões e providenciou uma lista que, segundo ela, será encaminhada ao Inep, juntamente com um boletim de ocorrência. "Fecharam o portão às 13h certinho. Não teve qualquer tolerância", afirmou a estudante. "A gente já tem conhecimento que em outros locais de Belo Horizonte que esperaram até 15 minutos. E aqui bateram o portão na nossa cara". 

Outra estudante que perdeu a prova foi Adriana Guilherme de Souza. Ela disse que estava em um ônibus a caminho da Fumec e resolver descer para pegar um táxi. Quando viu que não ia chegar porque o trânsito estava travado, subiu correndo a avenida Afonso Pena. "A vida da gente vai parar mais um ano, é um atraso. Estou revoltada", afirmou. Alunos no último ano de faculdade que não fazem o Enade não recebem o diploma.

Natália Vaz, estudante de nutrição da Unibh, também passou por uma "maratona" para chegar à Fumec. Ela deixou o bairro Padre Eustáquio e pegou três ônibus, mas encontrou os portões fechados logo após às 13h. 

Duas viaturas da Polícia Militar foram enviadas ao local, mas eles apenas observavam a situação.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/enade/" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/enade/"> Enade 2012 - Melhores e os piores cursos do Brasil </a>

Enade

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do exame é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.

A edição de 2013 é aplicada neste domingo, com a avaliação do desempenho de aproximadamente 200 mil estudantes de cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avalia os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade