Inep revê nota e Objetivo passa a ser o 1º de SP no Enem
Inep revê nota e Objetivo passa a ser o 1º de SP no Enem
Após o Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, entrar com um recurso junto ao Intituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a nota do colégio no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi corrigida. O novo cálculo resulta em uma média total de 753,92 pontos, ocupando o primeiro lugar entre as escolas paulistas no Enem 2010.
Veja o ranking de escolas no Enem
Em setembro, o Inep havia divulgado o resultado do Enem por escola e o Colégio Objetivo ocupava a 22ª posição geral, com 715,95 pontos. De acordo com a assessoria da escola, a primeira versão divulgada pelo governo mostrava 56 participantes, mas apenas 43 alunos haviam concluído o ensino médio na escola e tinham feito o exame.
De acordo com o Inep, após a divulgação dos resultados, as escolas foram informadas que teriam um prazo de 30 dias para recorrer da nota do exame, o que foi feito pelo Objetivo. Com a mudança, o Colégio Vértice, que com 743,75 pontos totais havia ficado em primeiro lugar, cai para a segunda posição em São Paulo.
Ainda segundo o Inep, outras duas instituições tiveram as notas alteradas: a Escola Itacorubi, de Florianópolis (SC), e o Colégio Einstein, de Goiânia (GO).
O Enem
A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sisu e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do ProUni. Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o ensino médio na rede pública.
As provas do Enem neste ano receberam um número recorde de 5,4 milhões de inscritos. O exame será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro, em 12 mil locais de prova distribuídos por 1.599 municípios.A partir de 2012 a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem.