PUBLICIDADE

Brasil 1822: a independência feita no grito

Saiba mais sobre a Independência do Brasil

7 set 2013 - 07h29
(atualizado em 29/9/2013 às 20h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Dom Pedro I e o grito do Ipiranga: Independência ou morte!
Dom Pedro I e o grito do Ipiranga: Independência ou morte!
Foto: Tela de Pedro Américo / Reprodução

Dois episódios históricos muito próximos, o Dia do Fico e o Grito do Ipiranga, distantes apenas 10 meses um do outro, ambos ocorridos no ano de 1822, um em janeiro o outro em setembro, marcaram simbolicamente a emancipação brasileira do domínio lusitano, encerrando 322 anos de colonização portuguesa na América.

A presença da família real dos Bragança no Brasil, desde 1808, e a permanência do herdeiro do trono depois da volta de dom João VI para Lisboa, em 1821, terminaram por amortecer um movimento separatista violento e desagregador como ocorreu no restante do continente.

Isto permitiu que apenas com dois gritos, o do Fico, mais baixo, e o do Ipiranga, mais sonoro, o Brasil atingisse a tão desejada autonomia sem os tormentos de uma guerra de independência prolongada e sangrenta e sem ver-se dividido em dezenas de republiquetas.

A seguir, saiba mais sobre a Independência do Brasil.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/independencia-do-brasil/" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/independencia-do-brasil/">Independência do Brasil</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade