PUBLICIDADE

MEC estuda mudanças na revalidação de diplomas de Medicina

Hoje o diploma de graduação precisa ser revalidado por universidade brasileira pública para ter validade nacional

16 mai 2019 - 10h13
(atualizado às 10h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) instituiu grupo de trabalho para "realizar estudo diagnóstico do processo de revalidação dos diplomas de graduação em Medicina, bem como a repercussão regulatória de seus resultados" e também para "apresentar proposta de aperfeiçoamento e racionalização dos procedimentos, mecanismos e instrumentos de avaliação".

Após declaração do ministro Abraham Weintraub, MEC recuou de cortar verbas de universidades por causa de 'balbúrdia'
Após declaração do ministro Abraham Weintraub, MEC recuou de cortar verbas de universidades por causa de 'balbúrdia'
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado / Estadão Conteúdo

O grupo terá 60 dias para concluir o relatório final dos trabalhos, que deverá ser entregue ao ministro da Educação. A portaria que cria o grupo está publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o documento, a equipe será formada por representantes da própria Secretaria de Educação Superior do MEC, do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Hoje, o diploma de graduação em Medicina precisa ser revalidado por universidade brasileira pública para ter validade nacional. Existe ainda o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, o Revalida, obrigatório para médicos estrangeiros e brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão no Brasil.

A prova é aplicada pelo Inep, mas a revalidação é de responsabilidade de Instituições de Educação Superior regularmente credenciadas e mantidas pelo poder público.

Revalida

Em abril, o Estado informou que o Ministério da Saúde vem planejando mudar a prova de validação do diploma médico. O ministro Luiz Henrique Mandetta quer a alteração da lógica do exame e, ainda, a participação de faculdades particulares no processo.

Atualmente, a validação começa pela análise da documentação que comprova a formação do profissional. Isso é feito em universidades públicas credenciadas. Ultrapassada essa fase, médicos fazem uma prova, organizada pelo Inep.

Mandetta sugere a inversão da ordem. Primeiramente, haveria a prova e a análise de documentos seria feita somente para aprovados. "Isso daria agilidade ao processo", afirmou.

Médicos formados no exterior reclamam da longa espera para a realização de um Revalida. O ministro da Saúde atribui parte da espera ao aumento do número de profissionais interessados em fazer o exame. "A demanda aumentou de forma expressiva. E, com isso, o tempo de análise pelas equipes das universidades credenciadas."

Veja também:

Greve Nacional da Educação: alunos e trabalhadores se unem em Foz do Iguaçu:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade