PUBLICIDADE

Estudantes brasileiros miram universidades em Portugal

Fazer um curso superior ou de especialização no país pode ser mais fácil com cidadania portuguesa.

9 fev 2022 - 07h30
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Frank Nürnberger / Pixabay

Seja pela facilidade da língua, reconhecimento internacional ou até mesmo pelos valores mais acessíveis, a verdade é que cada vez mais brasileiros buscam continuar seus estudos em Portugal. Estimativas da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) do país lusitano apontam que aproximadamente 40% dos estrangeiros diplomados em Portugal, entre 2019 e 2020, têm nacionalidade brasileira.

E esse número continua crescendo. Hoje, os brasileiros lideram entre as nacionalidades que se inscrevem para fazer licenciaturas, mestrados, doutorados ou cursos técnicos em Portugal. 

“Com a aceitação da nota do Enem e possibilidade de dupla cidadania, essa se tornou uma oportunidade para jovens que buscam novas oportunidades na comunidade europeia”, comenta Itay Mor, fundador do Clube do Passaporte, empresa especialista em cidadania portuguesa que assessora interessados.

Mor explica que, apesar de não ser necessário ter cidadania para tentar estudar em Portugal, o processo pode ser mais vantajoso para aqueles que têm passaporte português. 

“Isso porque, apesar de desde 2014 o sistema português aceitar a nota do Enem como forma de ingresso para os cursos regulares, existem algumas facilidades para os estudantes com nacionalidade europeia que não são as mesmas para os estudantes internacionais”, comenta.

Entre as vantagens, Mor destaca os valores, uma vez que alunos portugueses são subsidiados pelo governo na licenciatura, especialização e mestrado. “Além disso, na maioria das instituições de ensino, os alojamentos são destinados apenas para os estudantes nacionalizados, assim como a possibilidade de concorrer a bolsas de estudos”, diz.

O fundador do Clube do Passaporte ressalta que muitos brasileiros têm direito a se tornarem cidadãos portugueses e sequer têm conhecimento. 

“Ao dar entrada no processo, muitos se surpreendem com a possibilidade de serem elegíveis à cidadania portuguesa. Outros passam a entender que existem meios diferentes para conseguir isso, como o Golden Visa, que tem se mostrado um excelente negócio. As oportunidades estão aí para quem quer ser cidadão português e os brasileiros estão cada vez mais buscando isso”, conclui.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade