PUBLICIDADE

Escolas da rede Municipal retomam atividades nesta segunda-feira em Porto Alegre; Veja a lista completa

O Ministério de Educação flexibilizou o calendário escolar do Rio Grande do Sul e, neste primeiro momento, a orientação da Smed é de que as escolas realizem atividades lúdicas e recreativas, além de garantir o acolhimento e as refeições aos estudantes. Será realizado o registro de presença dos alunos, justificando-se a ausência dos atingidos pelas cheias.

18 mai 2024 - 12h51
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira, 20, as atividades serão retomadas em 18 escolas da rede municipal de educação de Porto Alegre. Outras 14 unidades voltam ao funcionamento na terça-feira, 21, veja a lista completa ao final desta notícia. A Secretaria Municipal de Educação determinou o reinício das aulas em todas as unidades que não foram atingidas diretamente pelas cheias e que contam com abastecimento de água e energia elétrica.

Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik / Porto Alegre 24 horas

"Uma lição deixada pelo triste período da pandemia foi a de que não podemos manter nossos alunos longe da escola por muito tempo. A retomada das aulas é essencial para a aprendizagem dos estudantes e, da mesma forma, para a volta ao cotidiano da cidade", explica o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.

"Além da retomada das nossas unidades próprias, mais de 100 escolas de educação infantis conveniadas à prefeitura também entram em funcionamento na segunda-feira. Cerca de 50% dos nossos alunos retornarão às aulas normalmente", segue o secretário.

Em relação aos servidores das escolas, a Coordenação de Recursos Humanos orienta que aqueles que tenham sido diretamente afetados pela enchente não precisarão retornar de imediato. "É um momento de retomada. Assim como alinhamos a abertura das escolas que estão em condições, contamos com a atuação dos servidores que estão aptos a atuar neste momento de acolhimento", completa o titular da Smed.

O Ministério de Educação flexibilizou o calendário escolar do Rio Grande do Sul e, neste primeiro momento, a orientação da Smed é de que as escolas realizem atividades lúdicas e recreativas, além de garantir o acolhimento e as refeições aos estudantes. Será realizado o registro de presença dos alunos, justificando-se a ausência dos atingidos pelas cheias.

Escolas atingidas - Praticamente todas as 99 escolas próprias e as 219 parceirizadas foram atingidas; 14 escolas próprias e 12 da rede conveniada estão total ou parcialmente alagadas, com registros de grande perda de infraestrutura; e outras 11 próprias e 53 conveniadas têm danos como destelhamentos parciais e infiltrações.

Com o recuo das águas, foi possível acessar as escolas de educação infantil Cantinho Amigo (Azenha) e Tio Barnabé (Azenha) e de ensino fundamental Porto Alegre (Centro Histórico), que estavam alagadas. Nestas unidades iniciou-se o processo de limpeza e recuperação das estruturas.

Além disso, três escolas próprias de Ensino Fundamental estão operando como abrigos: Aramy Silva (bairro Camaquã), Elyseu Paglioli (Cristal) e Grande Oriente do Rio Grande do Sul (Rubem Berta).

Lista de escolas que reiniciarão suas atividades:

DIA 20/05 (18 escolas)

EMEI BAIRRO CAVALHADA

EMEI ERICO VERISSIMO

EMEI MARIA HELENA CAVALHEIRO GUSMAO

EMEI DA VILA FLORESTA

EMEI DA VILA DA PASCOA

EMEI DR WALTER SILBER

EMEI JARDIM CAMAQUA

EMEI PROTASIO ALVES

EMEI SANTO EXPEDITO

EMEF PEPITA DE LEÃO

EMEF PRESIDENTE VARGAS

EMEF JOÃO CARLOS D'AVILA PAIXÃO CÔRTES

EMEI VALE VERDE

EMEF NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

EMEI DO JARDIM SALOMONI

EMEF JEAN PIAGET

EMEI DA VILA MAX GEISS

EMEF SEN ALBERTO PASQUALINI

DIA 21/05 (14 escolas)

EMEI VILA NOVA

EMEI DA VILA SANTA ROSA

EMEI PAULO FREIRE

EMEF DOLORES ALCARAZ CALDAS

EMEF NEUSA GOULART BRIZOLA

EMEF SURDOS BILINGUE SALOMAO WATNICK

EMEF MORADAS DA HÍPICA

CENTRO MUN.DE EDUC. DOS TRABALHADORES PAULO FREIRE

EMEF LIDOVINO FANTON

EMEF DÉCIO MARTINS COSTA

EMEF RINCÃO

EMEF DEP VICTOR ISSLER

EMEI DA VILA MAPA II

EMEI DA VILA NOVA RESTINGA

DIA 22/05 04)

EMEI MARIA MARQUES FERNANDES

EMEI PARQUE DOS MAIAS II

EMEF LAURO RODRIGUES

EMEF HEITOR VILLA LOBOS

Com a informação PMPA.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade