PUBLICIDADE

Tem idade certa para fazer o ENEM?

Descubra a idade certa para se fazer o ENEM

9 ago 2017 - 21h00
(atualizado em 5/10/2022 às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é atualmente uma das provas mais importantes do Brasil.

Idade para fazer o ENEM
Idade para fazer o ENEM
Foto: Enem virtual

Criado para avaliar a qualidade do Ensino Médio no País, o Enem passou a ser usado como forma de entrada para uma série de iniciativas do Governo Federal de acesso ao ensino superior e o desempenho no Exame pode ser usado para participar de programas como:

-Sistema de Seleção Unificada (SiSU): nota do Enem serve para classificar candidatos a uma vaga em universidade pública, sem precisar fazer o vestibular tradicional.

-Programa Universidade para Todos (Prouni):

usa a nota do Enem para selecionar candidatos a bolsas de estudos em universidades privadas.

-FIES:

exige participação no Enem (para quem concluiu o ensino médio a partir de 2010) e desempenho mínimo no Exame para solicitar financiamento estudantil a juros baixos.

Muitas universidades públicas aceitam a nota do Enem como parte do processo seletivo, complementando a nota do Vestibular Tradicional, ou mesmo substituindo uma das fases do processo seletivo.

Faculdades privadas também aceitam cada vez mais o desempenho no Exame para selecionar seus alunos. Basta apresentar a nota do Exame e fazer a matrícula, sem precisar passar pelo vestibular. Veja algumas instituições privadas reconhecidas pelo MEC que aceitam o Enem como forma de ingresso direto:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

-Universidade de Franca (UNIFRAN)

-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

-Faculdade Pitágoras

-Universidade Estácio de Sá

O Enem é obrigatório?

Não. O Enem não é obrigatório e é perfeitamente possível terminar o ensino médio sem precisar fazer esta prova. No entanto, como o desempenho no Exame vem sendo usado como critério de participação em uma série de programas de acesso ao ensino superior, inclusive substituindo completamente o vestibular, é interessante que todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio participem da prova.

Alunos da primeira ou segunda série do ensino médio também podem participar do Enem. Porém, é importante lembrar que a nota não poderá ser usada para entrar na universidade. Quem ainda não começou o terceiro ano do ensino médio e faz o Enem é considerado "treineiro". O edital do Enem reforça que esses participantes devem estar cientes de que o desempenho que obtiverem Exame servirá apenas para "fins de autoavaliação de conhecimento". Ou seja, mesmo que tenham uma boa nota, não poderão usar o Enem em nenhum processo seletivo de cursos superiores.

Existe limite de idade para fazer o Enem?

Não. Qualquer pessoa pode se inscrever no Enem e fazer o Exame, mesmo que esteja matriculado em um curso superior, ou que já tenha realizado a prova em anos anteriores.

Como fazer a inscrição do Enem?

A inscrição do Enem é realizada pela internet, no site do INEP, inserindo os números de RG e CPF, o e-mail e número do celular. As inscrições abrem todo ano, normalmente no mês de maio.

A prova do Enem é realizada durante dois dias, geralmente em um sábado e domingo. No primeiro dia a prova tem duração de 4 horas e 30 minutos e são abordadas as matérias de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia a prova tem duração de 5 horas e 30 minutos e os participantes resolvem questões de de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além de uma Redação sobre um tema específico, informado apenas no dia da prova.

Veja também:

-As Vantagens de Participar do ENEM

-Mas que nota preciso tirar no ENEM?

-O que posso fazer com a nota do Enem?

Enem virtual
Compartilhar
Publicidade
Publicidade