PUBLICIDADE

O que cai no segundo dia do Enem? Saiba o que esperar da prova

Menos texto e mais cálculo: você está preparado para o dia de exatas do Enem? Veja quais conteúdos aguardam os candidatos

9 nov 2023 - 16h52
(atualizado em 10/11/2023 às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Se o primeiro dia do Enem tira o sono dos candidatos por causa da redação, o temor no segundo fica por conta dos cálculos. A prova reúne, de uma só vez, disciplinas das exatas e biológicas, além de contar com meia hora a menos para resolução das questões. Mas você sabe exatamente o que cai no segundo dia do Enem? Tem noção do que lhe aguarda no próximo domingo (12)?

Foto: Luccas Diaz/Guia do Estudante / Guia do Estudante

+ Matemática é mesmo a matéria que vale mais nota no Enem?

Abaixo, você confere quais matérias são cobradas no segundo dia de provas, quais os assuntos mais recorrentes de cada uma e uma seleção de links para ajudar na preparação.

Quais matérias caem no segundo dia do Enem?

Anote por aí, estas são as matérias cobradas no segundo dia:

  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia.

A disciplina de Matemática é a de maior peso: são 45 questões só para ela. Já Física, Química e Biologia dividem as 45 questões do caderno de Ciências da Natureza.

O que esperar da prova

É inegável que, em termos de carga de leitura, o segundo dia de Enem é bem mais tranquilo do que o primeiro. Isto porque, desta vez, os candidatos encaram as disciplinas de exatas e biológicas, que costumam ter enunciados mais curtos e diretos. No segundo dia, também não tem redação.

+ Com textos longos e temáticas sociais, 1º dia do Enem 2023 exigiu menos conteúdo

Por outro lado, os estudantes não escapam da interpretação de texto. Mesmo em Matemática, o Enem cobra raciocínio lógico e uma interpretação acurada do que está sendo solicitado na questão. Mas, se serve de consolo, os candidatos não devem encontrar com recorrência na prova os assuntos mais "cabeludos" da disciplina - como trigonometria ou geometria analítica, por exemplo.

Segundo levantamento do cursinho Aprova Total!, os tópicos mais frequentes na prova de Matemática do Enem são os básicos como grandezas proporcionais e problemas de primeiro e segundo grau. Acredite: dá para usar a regra de três em muita coisa!

Já na prova de Física, a campeã de perguntas é a Eletrodinâmica: 19,5% das questões do Enem exigiram conceitos dessa área do conhecimento. Isso incluiu temas como potência elétrica, associação de resistores e circuitos elétricos e instrumentos de medidas. Também é comum que o Enem cobre conhecimentos em termologia, ondulatória e cinemática.

Em Química, os candidatos devem estar afiados com os conteúdos de orgânica: 10,1% das perguntas entre 2016 e 2022 foram sobre propriedades e compostos orgânicos. Eletroquímica, separação de misturas, e cinética química também aparecem com frequência.

Por fim, a prova de Biologia do Enem é a que costuma exigir mais leitura e paralelos com as atualidades. Ecologia - ou seja, assuntos de meio ambiente - é de longe o mais cobrado, abarcando cerca de 27% da prova. Bem atrás aparece fisiologia humana (9,9%) e botânica (8,1%).

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM  e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.  

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade