Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Fiquei decepcionada", diz estudante que perdeu a vaga no Sisu

22 mar 2010 - 14h46
(atualizado em 22/3/2010 às 13h37)
Compartilhar
Juliana Michaela
Direto do Mato Grosso

A estudante de cursinho Mariane Ribeiro Amorim, 18 anos, teve o nome divulgado na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação como aprovada no curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). No entanto, na hora que foi fazer a matrícula na universidade, o nome de Mariane Amorim não constava mais entre os aprovados da lista de espera.

Mariane Ribeiro Amorim teve o nome divulgado no Sisu e na hora da matrícula não estava mais entre os aprovados da lista de espera
Mariane Ribeiro Amorim teve o nome divulgado no Sisu e na hora da matrícula não estava mais entre os aprovados da lista de espera
Foto: Juliana Michaela / Especial para Terra

"Foi divulgado pelo Sisu no domingo que constava 25 vagas na lista de espera, e eu estava na 22ª colocação. Na segunda-feira, aqui no colégio vi que só tinha 20 vagas e não tinha passado. Eu fui na UFMT, me falaram que houve um erro no Sisu e ficou por isso", conta Mariane Ribeiro Amorim.

Segundo a estudante, a felicidade do resultado foi comemorada pela família e até passou por trote. Só que era felicidade virou tristeza. "Ao saber que não estava aprovada senti uma grande tristeza. Ontem chorei demais. É muito ruim você saber que está aprovada e depois seu nome não constar mais, por um erro no sistema. Senti muita tristeza e decepção", revela Amorim.

A estudante fala que agora só resta voltar a estudar ou torcer para que alguém desista do curso. Mariane Amorim relembra que no momento que estava buscando informações na UFMT, outros três estudantes também tiveram o mesmo problema. "Nós pretendemos procurar o Ministério Público Federal e denunciar", destaca.

O estudante de eletrotécnica do IFMT, Cleverson de Queiroz, 30 anos, também teve o nome revogado na lista de espera do Sisu. "Quando eu entrei no domingo tinha 31 vagas e a minha colocação era a 26º. Só que ao fazer a minha matrícula o meu nome não constava. Eu acredito que está tendo fraude. Para onde foram essas vagas que estavam sendo mostradas?", desabafa Queiroz.

O vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, Francisco Dutra Souto, esclarece que o erro da lista de espera do Sisu não foi gerado pela instituição. "Nesse momento estamos com as mãos amarradas. Sobre o que aconteceu na lista do Sisu, dois funcionários da UFMT foram para Brasília para saber o que aconteceu e passar as orientações que iremos tomar. Sobre medidas judiciais dos alunos, iremos cumprir o que determinar a Justiça e o MEC", responde o vice-reitor.

Francisco Dutra Souto explicou que nesta quinta-feira, será divulgada pela universidade a segunda chamada dos classificados que estão na lista de espera do Sisu do MEC. As matrículas serão nos dias 22 e 23 de março, no campus onde é sediado o curso para o qual o candidato se inscreveu.

"A segunda chamada será gerenciada pela Secretaria de Tecnologia da Informação da UFMT. As chamadas vão ocorrer como acontecia no antigo sistema de vestibular. A preocupação de ficar sem vaga para ocupar vai ser difícil de acontecer", diz Dutra. Ele acrescenta que no ano passado com o antigo vestibular houve 14 chamadas de lista de espera.

No campus Cuiabá da Universidade Federal já foram ocupadas 87,80% das vagas, já na totalidade dos campi da capital e interior do estado, foram preenchidas 75,06%. Sobre a ocupação das vagas, 75,92% são estudantes de Mato Grosso e 24,13% são de estudantes de outros estados.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra