PUBLICIDADE

Fies Social 2024: Edital já pode ser consultado

O Ministério da Educação já liberou o Edital do Fies do 1º semestre de 2024. O documento saiu na edição de hoje, 7 de março, do Diário Oficial da União.

7 mar 2024 - 13h47
(atualizado às 22h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Educação já liberou o Edital do Fies Social do 1º semestre de 2024. O documento saiu na edição de hoje, 7 de março, do Diário Oficial da União. Confira:

fies social 2024
fies social 2024
Foto: Brasil Escola

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC que oferece financiamentos em universidades particulares do todo o Brasil. 

Normalmente, o edital do Fies sai no início do ano e as inscrições costumam ser feitas assim que encerra o processo seletivo do ProUni. Mas, conforme o ministro da educação Camilo Santana havia afirmado no dia 16 de janeiro, o documento sairia em outro período, pois estava sendo realizado um processo de mudança no Fies. 

A mudança no Fies sobre a qual falou Santana é o Fies Social,  tem como objetivo retomar o papel social do programa, que é atender às necessidades de estudantes de baixa renda. O Fies Social saiu na Resolução nº 58/2024.

Novidades do Fies Social 2024

As novidades do Fies abrangem as novas regras do Fies Social 2024. Veja abaixo as principais novidades:

1) Vagas para CadÚnico

Metade das vagas de cada edição Fies serão destinadas a estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que têm renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. 

O Fies Social permitirá que os alunos que se encaixam nesse perfil possam financiar até 100% do curso de graduação.

2) Mais opções de cursos

Agora, o estudante poderá escolher até três opções de cursos ao fazer sua inscrição no Fies 2024. 

Antes, o curso precisava estar em um mesmo agrupamento de áreas, o que impedia que a inscrição fosse feita em um determinado curso em diferentes instituições e/ou localidades, por exemplo.

3) Distribuição de vagas

O MEC informou que criou uma regra para melhor distribuir as vagas ofertadas entre os cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Sendo assim, as vagas do Fies Social 2024 serão distribuídas do mais alto conceito de curso para o mais baixo, o que evitará a oferta para cursos ainda não avaliados. 

4) Quantidade de vagas

O Fies Social 2024 ofertará 112.168 vagas.

Datas do Fies Social 2024

Conforme o MEC, as inscrições para o Fies 2024 poderão ser feitas a partir da próxima terça-feira (12). O prazo encerrá no dia 15 de março. Já o resultado será informado no dia 21 deste mês.

Confira abaixo todas as datas do Fies Social 2024:

  • Consulta da oferta de vagas:12 de março a 30 de abril

  • Inscrições: 12 a 15 de março

  • Resultado: 20 a 26 de março

  • Complementação das informações da inscrição: 22 a 26 de março

  • Divulgação da lista de espera: 28 de março a 30 de abril

Quem pode participar do Fies?

Podem participar do Fies estudantes de baixa renda. Mas também é necessário que o candidato tenha feito o Enem a partir de 2010 e tenha obtido média de 450 pontos e nota acima de zero na redação. 

Para mais detalhes, acesse o Edital do Fies Social 2024.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade