PUBLICIDADE

Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem

Descubra a seguir tudo o que você pode fazer com a nota do Enem!

10 nov 2017 - 15h26
(atualizado em 5/10/2022 às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Em dúvida se vale a pena fazer o Enem? Descubra tudo o que você pode fazer com a nota do Exame!

Enem 2017
Enem 2017
Foto: Guia da carreira

Se você estiver pensando em fazer uma faculdade para turbinar a carreira, uma palavrinha deve entrar a partir de agora no seu radar: Enem.

Criado para avaliar a qualidade da educação brasileira, o Enem acabou virando a principal porta de entrada para o ensino superior no País. Além disso, a nota do Exame vem sendo usada como critério em uma série de programas do Governo Federal de democratização de acesso a universidades públicas e privadas.

Vale a pena saber para que serve a nota do Enem e, talvez, encarar o Exame para encurtar seu trajeto rumo a uma melhor qualificação profissional.

Descubra a seguir tudo o que você pode fazer com a nota do Enem!

1. Entrar na universidade pública sem fazer vestibular

Isso mesmo, você leu direito! É possível conquistar uma vaga na universidade pública sem precisar fazer o temido vestibular. Basta participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma iniciativa do Governo Federal que usa exclusivamente a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em instituições públicas de ensino superior de todo o País.

O Sisu é totalmente informatizado e abre inscrições duas vezes por ano. Não é preciso pagar nenhum tipo de taxa de inscrição e não há limites de renda ou idade para participar.

O critério principal é ter feito o Enem no ano imediatamente anterior e não ter zerado na redação.

Cada universidade pode ter seus próprios critérios de nota mínima e pesos diferentes para as provas do Enem. No período de inscrições você poderá consultar se atende aos requisitos do curso dos seus sonhos.

Vale lembrar que a concorrência pode ser feroz e quanto maior sua pontuação do Enem, maiores as chances de passar no Sisu!

2. Ganhar uma bolsa de estudos na faculdade particular

Logo depois do processo seletivo do Sisu, abrem as inscrições para o Programa Universidade para Todos, o ProUni.

Essa é mais uma iniciativa do Governo Federal que utiliza a nota do Enem como critério de seleção. A diferença é que o ProUni oferece bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades privadas.

Para participar, além de não ter diploma de nível superior e cumprir requisitos de renda, é obrigatório ter participado do Enem do ano imediatamente anterior e ter atingido um desempenho mínimo no Exame de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

Quanto maior sua nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma bolsa do ProUni. A nota de corte também varia de acordo com a faculdade, curso, turno e modalidade de concorrência (cotas ou não). Cursos mais disputados chegam a exigir mais de 700 pontos, mas dependendo da vaga é possível entrar com pouco mais do que o desempenho mínimo.

Se você fez o Enem a partir de 2010, poderá tentar uma vaga no processo de bolsas remanescentes do ProUni.

3. Financiar a faculdade a juros baixos e prazo longo

Em 2015, o programa de financiamento estudantil a juros baixos do Governo Federal, o FIES, passou a exigir que os candidatos apresentam a nota do Enem de qualquer edição a partir de 2010, desde que tenham alcançado  pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação.

O FIES também exige renda familiar bruta mensal de no máximo dois salários mínimos e meio por pessoa.

Está cada vez mais difícil conseguir o FIES, mas se você optar por cursos nas áreas prioritárias de formação de professores, saúde ou engenharias e morar nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste (exceto Distrito Federal), tem mais chances de conseguir o benefício.

O estudante que recebe o FIES só precisa começar a pagar a dívida um ano e meio depois de se formar e o prazo é de três vezes a duração do curso financiado.

4. Entrar na faculdade privada direto, sem fazer nenhuma prova

A nota do Enem também serve para se matricular em inúmeras faculdades privadas brasileiras sem precisar se preocupar em fazer nenhum tipo de prova.

Cada instituição define suas próprias regras e critérios para selecionar seus alunos por meio da nota do Enem. Vale a pena consultar a faculdade de seu interesse para saber mais.

Conheça algumas universidades privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que usam o Enem como forma de ingresso direto:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) - em Minas Gerais

5. Complementar a nota do vestibular

Não são todas as universidades que usam esse recurso, mas é possível utilizar a nota do Enem para complementar a pontuação no vestibular e, assim, aumentar as chances de entrar no curso dos seus sonhos.

Os critérios e pesos atribuídos ao Exame variam bastante entre as instituições. Consulte o Edital do Vestibular para saber se a universidade onde você pretende estudar aceita essa ajuda extra e como funciona o processo.

6. Entrar para uma universidade na Europa

Nem todo mundo sabe, mas é possível usar a nota do Enem para estudar no exterior! Por enquanto, seis universidades de Portugal reservam uma parte de suas vagas para brasileiros, que são selecionados pela nota do Enem.

Mas atenção: é preciso pagar uma taxa de inscrição para participar do processo e, caso passe, arcar com todos os custos de passagem, hospedagem e mensalidades.

Vai encarar o Enem e usar a nota do Exame para entrar na faculdade ? Conte para a gente aqui nos comentários!

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade