PUBLICIDADE

Calculadora de nota para o SiSU: saiba projeção de resultado!

Brasil Escola lança calculadora de notas do Enem para o SiSU. Ferramenta gratuita leva em consideração notas de corte e pesos atribuídos pelas universidades.

25 jan 2024 - 15h50
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários

A calculadora de notas para o SiSU do Brasil Escola está disponível de forma totalmente gratuita. A ferramenta permite aos estudantes verificarem as chances de aprovação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por meio de uma projeção considerando as notas de corte da edição anterior. O acesso à plataforma é feito diretamente no site Brasil Escola, sem a necessidade de criar cadastro. 

O SiSU é a seleção do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior. Para participar é necessário ter feito as provas mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições para o SiSU 2024 estão abertas até às 23h59 desta quinta-feira (25). Estão disponíveis mais de 264 mil vagas em 6,8 mil opções de cursos

Calculadora de notas para o SiSU do Brasil Escola

A calculadora de notas para o SiSU foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação do Brasil Escola. Segundo Samoel Lopes, analista de desenvolvimento de sistemas do portal, a iniciativa é uma "forma mais fácil de agrupar todas as oportunidades e possibilidades que os estudantes podem ter no SiSU".

Veja, abaixo, como utilizar a calculada de notas para o SiSU:

1) Acesse a calculadora no site do Brasil Escola. Leia atentamente as informações e orientações ao clicar em "Como calcular".

Página de seleção dos cursos da calculadora de notas para o SiSU.
Página de seleção dos cursos da calculadora de notas para o SiSU.
Foto: Brasil Escola

2) Logo abaixo, digite as notas obtidas em cada uma das cinco provas do Enem: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.

Calculadora de notas para o SiSU
Calculadora de notas para o SiSU
Foto: Brasil Escola

3) Selecione o curso.

4) A página irá apresentar todas as instituições de ensino superior que possuem a oferta do curso indicado. Selecione uma ou mais opções de universidades, em seguida clique em "Calcular nota".

5) Verifique se a nota calculada, levando em consideração os pesos atribuídos pelas universidades escolhidos, é maior ou menor que a nota de corte. Assim, você pode saber a projeção do resultado do SiSU.

Se a nota calculada for menor que a nota de corte do curso, aparecerá a mensagem de "Aprovação improvável" na cor vermelha.

O que é o SiSU e como funciona?

O SiSU é o Sistema de Seleção Unificada, uma seleção feita pelo MEC que oferece vagas em cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior. Os candidatos ao programa concorrem às oportunidades com as notas da edição mais recente do Enem. 

O processo seletivo é realizado de forma totalmente online e gratuita. A partir de 2024, o programa acontece em apenas uma edição ao longo do ano. Isso quer dizer que haverá apenas um prazo de inscrição e não dois como era anteriormente.

Os estudantes têm alguns dias, geralmente quatro, para fazer a inscrição no programa. É possível indicar até duas opções de cursos, que podem ser oferecidos em instituições, cidades e estados diferentes. A alteração das carreiras pode ser feita a qualquer momento e quantas vezes for necessário dentro do prazo de inscrição. 

Quem pode participar do SiSU?

Pode participar do SiSU, o estudante que atender aos critérios abaixo:

  • ter concluído o ensino médio

  • ter feito as provas do Enem mais recente;

  • não ter zerado a redação do Enem;

Datas do SiSU 2024

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro.

  • Resultado: 30 de janeiro.

  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro.

  • Manifestação de interesse pela lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

O que você precisa saber sobre o SiSU 2024

Veja no vídeo abaixo as principais informações sobre o SiSU 2024:

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade