'Achei Enem mais fácil que ano passado', diz candidata cearense
CHEI O ENEM MAIS FÁCIL DO QUE NO ANO PASSADO" RMA CANDIDATA
- Omar Jacob
- Direto de Fortaleza
Questões mais simples e de solução mais rápida. Essa foi a avaliação da candidata Natália Fernandes que prestou o Exame Nacional do Ensino Médio pela segunda vez. "Achei o Enem mais fácil do que no ano passado" afirma. Ela é estudante de Biomedicina em uma faculdade particular em Fortaleza e se inscreveu no exame para tentar uma vaga no curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará. Ela conheceu Milena, estudante de Administração, logo após a saída da sala de prova. "Por aqui foi tudo tranquilo a prova começou pontualmente", avalia.
Veja como será a seleção nas principais universidades públicas
Acompanhe no Terra a correção online das provas
Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame
Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas
Já as amigas Mayara Ribeira e Nadja Edwiges não estavam tão otimistas como as outras duas. Elas estavam entre as primeiras a sair das salas em uma escola particular da capital cearense e lamentam não terem podido copiar as respostas. "Eles confiscaram tudo que a gente tinha, não pudemos ficar com nenhum papel", conta Nadja. "Eu não vou lembrar das respostas pra conferir o gabarito depois, agora só quando sair mesmo a pontuação", lamenta Mayara. As duas estudantes do ensino médio tentam conquistar uma vaga no ensino superior com a pontuação do Enem.
Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.
A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.
Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.
Correção online
O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet no sábado e no domingo.