A menos de 24h do Enem, Manaus troca três locais de prova
- Arnoldo Santos
- Direto de Manaus
Em Manaus, o Ministério da Educação (MEC) mudou na sexta-feira três locais de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa neste sábado. Foram escolas que sofreram danos no vendaval que atingiu a cidade no último dia 10 de outubro. Estudantes inscritos para fazer as provas terão que atentar para os novos locais de prova. A maior preocupação para a coordenação do Enem no Amazonas, com estas mudanças, é que algum aluno perca a prova não acertando o local exato para onde tenha de se dirigir. "Para isso nós montamos um esquema especial, dobrando a quantidade de técnicos contratados pelo MEC que vão estar nas escolas orientando os alunos para os novos locais de prova", disse o coordenador estadual do exame, Edson Melo.
Veja como será a seleção nas principais universidades públicas
Acompanhe no Terra a correção online das provas
Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame
Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas
Segundo nota divulgada pela secretaria estadual de educação (Seduc), as três escolas substituídas são: Escola Estadual Carvalho Leal (Rua Borba, s/nº, bairro da Cachoeirinha); Escola Estadual Estelita Tapajós (antigo prédio da Escola Bandeirantes, Av. 7 de Setembro, em frente ao Ifet) e também a Escola Estadual Diana Pinheiro (Avenida Presidente Kennedy, s/nº, bairro do Educandos).
Os novos locais de prova, respectivamente, são: Centro Educacional Silva Guerra(Rua Codajás, 570, bairro Cachoeirinha), Centro Educacional Santa Terezinha (Av. 7 de Setembro, nº 1360) e Centro Integrado de Educação Christus-CIEC (Rua Urucará, nº 1360, bairro Cachoeirinha). Para esta última escola a coordenação colocou, inclusive, ônibus fretados para transportar os alunos do antigo local, já que o percurso de um ponto a outro leva cerca de 10 minutos em carro.
"Nós sabemos das dificuldades que os alunos enfrentam numa hora dessas, com locomoção e horários, mas estamos fazendo de tudo para que ninguém perca as provas", finalizou Melo.
Horário de verão
A preocupação da coordenação do Enem no Amazonas não é à toa. Em 2009, houve confusão em vários pontos de prova em Manaus por conta da diferença de horário com o resto do País, outro fator preocupante para quem está inscrito no Amazonas. Este ano, mais uma vez, o estado não aderiu ao horário de verão e, portanto, ficou duas horas atrasado em relação ao horário de Brasília. Dessa forma, as provas serão realizadas às 11h, horário local. Em todo o estado, estão inscritos cerca de 130 mil estudantes que tentarão obter índice para uma vaga no ensino superior. A capital amazonense amanheceu com o céu parcialmente encoberto. A previsão é de chuva no decorrer do dia.
Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.
A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.
Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.
Correção online
O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet no sábado e no domingo.