2º dia do Enem 2025 tem correria em SP, 'lagarto do Ozempic' e novidades de ministro; veja destaques
Segunda parte do Enem 2025 foi aplicada no domingo, 16, e teve questões de Matemática e de Ciências da Natureza
A segunda parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada no domingo, 16, foi marcada por correria de candidatos para não perder a provae por questões que abordaram temas como a produção de vacinas, Usain Bolt e lagarto essencial para a criação do medicamento Ozempic, além de novidades anunciadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Diferente de edições anteriores, a prova não registrou polêmicas nem vazamentos. Confira abaixo os principais destaques:
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Correria para não perder a prova
Um candidato passou sufoco para não perder o segundo dia do Enem 2025. Ele precisou passar por baixo do portão fechando em um local de prova na Zona Oeste da capital paulista.
Um vídeo cedido ao Terra mostra as pessoas no local fazendo uma contagem regressiva para o fechamento do portão. Quando ele estava mais da metade fechado, os presentes viram um jovem se aproximando e começaram a gritar: "Corre!" O estudante passou por baixo e conseguiu entrar. Veja:
O que caiu no 2º dia do Enem?
O segundo dia do Enem 2025 trouxe questões sobre produção de vacinas, gamificação, custo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pergunta que remete à música As Mariposas, de Adoniran Barbosa, tempo de corrida de do velocista jamaicano Usain Bolt, entre outros temas.
Para Diogo D'Ippolito, coordenador do Colégio e Sistema pH, o segundo dia apresentou um nível médio de dificuldade. Ele também destaca que o Enem mais uma vez se mostra uma prova atual, conectada com temas contemporâneos, problemas da vida real e assuntos relevantes que fazem parte do cotidiano dos jovens brasileiros.
"Essa característica continua contribuindo para uma avaliação que exige não só conhecimento, mas também leitura de mundo -- algo sempre muito importante de destacar. Em um balanço final, tivemos uma prova equilibrada, exigente na medida certa e que, mais uma vez, convidou os estudantes a refletirem criticamente sobre a sociedade em que estão inseridos", afirma D'Ippolito.
Ozempic no Enem?
Entre os vários temas abordados na edição deste ano, um chamou bastante a atenção dos candidatos envolvendo um pequeno lagarto chamado Monstro-de-gila.
Em uma questão de Biologia, o enunciado mencionava a origem do animal e explicava que seu veneno é matéria-prima para medicamentos como o Ozempic. O item pedia que o estudante comparasse o bioma natural do lagarto com os biomas brasileiros.
A referência à "caneta emagrecedora" despertou curiosidade nas redes sociais. No link, conheça o lagarto que inspirou o medicamento e foi tema da questão.
Cerca de 1,7 mil eliminados
O domingo também teve candidatos eliminados. Conforme o ministro da Educação, Camilo Santana, o segundo dia de provas teve cerca de 1,7 mil participantes eliminados por motivos diversos. O dado foi divulgado em balanço apresentado após a realização da prova.
Exame 'sem intercorrências graves'
O segundo domingo de provas também ocorreu "praticamente sem nenhuma intercorrência grave", de acordo com Santana. "Nada que afetou significativamente a realização da prova", afirmou em coletiva de imprensa.
O ministro disse que o Inep ainda vai consolidar os dados da aplicação deste domingo, mas adiantou que a prova teve aproximadamente 70% de presença.
Enem vai avaliar aluno do 3º ano do ensino médio
O ministro da Educação também anunciou que o Enem vai avaliar o aluno do terceiro ano do ensino médio a partir do ano que vem. "O Inep já fez todos os estudos, avaliou todos os padrões para essa avaliação e já vamos aplicar isso a partir de 2026", afirmou.
"Vamos ter condições de avaliar muito melhor através da prova do Enem a qualidade da aprendizagem do ensino médio", destacou o ministro.
Estudo para aplicação em países do Mercosul
O ministro ainda informou que avalia a aplicação da prova do Enem em países do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai. Santana anunciou que solicitou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) um estudo sobre a possibilidade de aplicação.
"É um estudo para ver a viabilidade para aplicar já em 2026 em Buenos Aires, Montevidéu e Assunção a prova do Enem em português. Vai ser um estudo ainda que o Inep vai fazer e vamos apresentar no ano que vem", explicou. "A ideia é que a gente possa abrir as portas das nossas universidades para estudantes desses países", acrescentou o ministro.
Gabarito oficial sai no feriado
O gabarito oficial e os cadernos de questões do segundo dia do Enem 2025 serão divulgados na próxima quinta-feira, 20. A divulgação dos gabaritos do Enem separadamente é uma novidade desta edição. Nos anos anteriores, os gabaritos oficiais dos dois domingos eram divulgados juntos, alguns dias após o término das provas. O gabarito do primeiro dia já foi disponibilizado na última quinta-feira, 13 de novembro.
Faltou no 2º dia? Dá para pedir reaplicação
O candidato que não conseguiu comparecer às provas por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas pode solicitar a reaplicação do Enem 2025. O prazo começa nesta segunda-feira, 17, e os pedidos podem ser feitos até as 12h da próxima sexta-feira, 21, na Página do Participante. As provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro.
Datas do Enem 2025
- Dias das provas: 9 e 16 de novembro;
- Divulgação dos gabaritos: o gabarito do 1º dia foi divulgado dia 13 de novembro; o do segundo dia sairá em 20 de novembro;
- Resultado: em janeiro de 2026.
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição deste ano será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece na região, no período da aplicação regular do exame.