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Estresse nos estudos pode causar envelhecimento precoce

Pesquisa realizada por universidade norte-americana mostra que o estresse de alcançar objetivos acadêmicos pode ser prejudicial à saúde

14 jul 2015 - 10h02
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Se você é daqueles que estuda bastante, deixa outras coisas de lado e ainda estressa no período à frente dos livros, é bom prestar atenção ao resultado desta pesquisa realizada pela Universidade de Northwestern, uma universidade de pesquisa privada em Illinois, nos Estados Unidos: este estresse para alcançar objetivos acadêmicos pode prejudicar sua saúde e fazer com que você envelheça mais rápido do que o normal. As informações são do The Independent.

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Os pesquisadores analisaram cerca de 300 adolescentes de famílias de baixa renda, afrodescendentes, que estudam bastante justamente em uma época em que seus corpos fazem a transição para a idade adulta. "Nós descobrimos que os adolescentes psicologicamente bem-sucedidos, aqueles com auto-controle elevado, que cumprem as metas acadêmicas constantemente, têm células que são biologicamente mais velhas em relação à idade cronológica", disse Gregory E.Miller, professor de psicologia da Weinberg College de Artes e Ciências da Universidade Northwestern e principal autor da pesquisa.

O professor acrescentou, no entanto, que os resultados da pesquisa são uma "faca de dois gumes", já que os alunos que vão bem na escola costumam usar substâncias lícitas ou ilícitas com menos frequência, são menos deprimidos e menos agressivos.

Células dos alunos que estressam nos estudos são biologicamente mais velhas em relação à idade cronológica
Células dos alunos que estressam nos estudos são biologicamente mais velhas em relação à idade cronológica
Foto: PA

Miller ainda deixou claro que o fato da pesquisa ter sido realizada com jovens de baixa renda influenciou no resultado. "Esses jovens desfavorecidos precisam lutar por resultados na vida como qualquer outro, mas eles têm grandes barreiras a mais para superar, o que inclui escolas sem recursos, obrigações familiares e até um gerenciamento de ameaças de identidade social".

Os resultados da pesquisa foram publicados na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Fonte: Terra
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