PUBLICIDADE

Dia Internacional da Educação: ensino, cultura e arte

Neste Dia Internacional da Educação, celebrado em 24 de janeiro, arte-educadora reflete sobre a importância das ações educativas em espaços culturais. Clique e leia!

24 jan 2024 - 06h11
Compartilhar
Exibir comentários

O Dia Internacional da Educação é comemorado nesta quarta-feira, 24 de janeiro. A data reforça a importância da educação como direito humano que fortalece o desenvolvimento social.

A educação é um campo amplo que envolve a formação humana em diferentes e diversos fatores. Um deles se dá na esfera cultural.

A arte-educadora Glória Maria dos Santos, da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, enfatiza que as escolas atuam na aproximação das pessoas com o universo da arte, incluindo a música, literatura, pintura, entre outras expressões. 

Ações educativas em espaços culturais

Pesquisa do Instituto Oi Futuro mostra que 55% dos estudantes entrevistados tiveram o primeiro contato com museus em excursões escolares. 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que habilidades devem ser desenvolvidas entre os estudantes fora da sala de aula. Conforme o documento, esse desenvolvimento se dá na pesquisa, apreciação e análise das diferentes artes visuais tradicionais e contemporâneas.

Os museus são instituições importantes nesse aspecto. A ação educativa nesses espaços deve gerar um contexto que envolve pesquisa, criação de atividades e materiais que estimulam e ampliam o diálogo entre obras e público, afirma Glória.

"Quando ligada à curadoria, a ação educativa também pode fornecer novos olhares sobre a acessibilidade física e conceitual de uma exposição, a partir de propostas de aproximação e acolhimento entre o aparato cultural e a comunidade."

Glória Maria dos Santos 

Glória Maria em visita de estudantes ao museu.
Glória Maria em visita de estudantes ao museu.
Foto: Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.   / Brasil Escola

Estudo realizado com diretores escolares aponta que os espaços não formais de ensino, como é o caso dos ambientes culturais, viabilizam um processo de ensino mais dinâmico e flexível. Isso porque os estudantes se interessam mais pelas atividades e consequentemente podem melhorar seu nível de conhecimento sobre determinado tema. 

Dia Internacional da Educação

O Dia Internacional da Educação é celebrado em duas datas aqui no Brasil, dia 24 de janeiro e dia 28 de abril. A primeira foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em uma Assembleia Geral, realizada em 3 de dezembro de 2018.

A intenção com a definição desta data foi reafirmar uma série de objetivos sobre desenvolvimento sustentável e paz, de acordo com o professor de História Daniel Neves neste artigo.  

Já o dia 28 de abril foi definido após um compromisso internacional com a participação de 164 países, incluindo o Brasil. A assinatura do acordo, feito durante o Fórum Mundial de Educação, ocorreu em 2000 na cidade de Dacar, no Senegal. A Declaração de Dacar se refere a um documento assinado por líderes mundiais que assumiram compromissos para melhorar a educação global. 

Por Lucas Afonso 

Jornalista 

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade