PUBLICIDADE

Conheça as 9 melhores profissões para trabalhar em casa

Descubra as profissões ideais para quem quer ganhar dinheiro sem sair de casa!

7 dez 2018 - 15h57
Compartilhar
Exibir comentários

Descubra as profissões ideais para quem quer ganhar dinheiro sem sair de casa!

Qual fazer?
Qual fazer?
Foto: Guia da carreira

Ganhar dinheiro sem sair de casa é o sonho de muitas pessoas. Não ter que enfrentar o trânsito todos os dias e ter a possibilidade de decidir seus próprios horários são alguns dos aspectos que fazem as pessoas buscarem profissões que possam desempenhar fora de um escritório.

Trabalhar em casa pode diminuir o desgaste do profissional com deslocamentos desnecessário e contribuir para uma melhoria na produtividade. Porém, para que seja possível ter o mesmo desempenho de quem está em um ambiente tradicional de trabalho, é preciso muita disciplina e organização.

É comum pensarmos que aqueles que trabalham em casa são autônomos e não possuem vínculos empregatícios. Porém, esta é apenas uma das formas de se trabalhar em casa. Diversas empresas contratam profissionais que possuem a liberdade de trabalhar de onde quiserem.

Confira a lista que preparamos com 9 profissões para quem pretende trabalhar em casa!

1. Desenvolvedor de softwares/websites

A área da Tecnologia da Informação (TI) permite que muitos profissionais trabalhem de casa. Um bom exemplo são os desenvolvedores de sistemas que criam softwares e sites para a internet. Quem trabalha neste ramo precisa ter um bom computador conectado à internet para desenvolver suas atividades e pode realizá-las de qualquer lugar.

Um desenvolvedor de sistemas pode trabalhar de forma isolada, planejando e criando programas computacionais sozinho, ou pode fazer parte de uma equipe de desenvolvedores. Mesmo trabalhando em equipe é possível se comunicar com colegas e clientes por telefone e internet e fazer seu trabalho em casa.

2. Jornalista

O principal objetivo de um jornalista é divulgar notícias. Ele pode se dedicar a todos os processos da produção de uma matéria: definir pautas, investigar fatos, apurar a veracidade das informações, entrevistar pessoas, redigir textos e muito mais.

Dependendo do tipo de trabalho que o jornalista executa, é possível fazê-lo em casa. Existem profissionais que fazem pesquisas pela internet e redigem textos para jornais, revistas, portais da internet, etc.

3. Tradutor

O trabalho de um tradutor exige bastante concentração e trabalhar em casa é uma ótima opção para evitar distrações típicas de um escritório (como clientes chegando, telefone tocando, conversas com colegas de trabalho, etc.).

Um bom tradutor precisa conhecer muito bem pelo menos dois idiomas. Seu trabalho envolve ler e interpretar o texto original e traduzir as informações para outro idioma respeitando ao máximo o conteúdo e o estilo do autor. São diversos os tipos de materiais traduzidos por este profissional, como por exemplo: livros, trabalhos acadêmicos, artigos, manuais, documentos, e-mails, entre outros.

4. Designer Gráfico

O designer gráfico desenvolve projetos de comunicação visual como a ilustração de um livro, a diagramação de uma revista, a criação de um logotipo, o desenho de uma embalagem, entre outros.

Este é um trabalho bastante criativo e que não exige muitas ferramentas além de materiais para desenho e alguns programas de edição de imagens. Facilmente um designer gráfico consegue atender clientes e desenvolver suas atividades de casa.

5. Designer de Games

Quem trabalha com design de games desenvolve jogos eletrônicos para celulares, computadores, videogames e outros dispositivos. Suas atividades envolvem criar um roteiro para o jogo, seus personagens, determinar as regras para avançar pelas fases, desenhar o cenário, fazer a animação das cenas, etc.

De modo geral, estes jogos são criados por uma equipe de desenvolvedores, mas isso não impede que o designer execute sua parte do projeto em casa e se comunique com os demais através da internet e telefone.

6. Escritor

Escrever é uma atividade que requer concentração, silêncio e inspiração. O mais importante para um escritor é entregar um texto bem elaborado e que esteja dentro do objetivo proposto. Ou seja, o lugar que a pessoa escolhe para trabalhar é irrelevante.

Quem trabalha com produção textual pode escrever livros de qualquer gênero literário, materiais didáticos, artigos para revistas e jornais, textos para blogs e portais na internet e muito mais.

7. Revisor de textos

Assim como acontece com o escritor, um revisor de texto precisa de um lugar tranquilo para se concentrar em seu trabalho. Qualquer tipo de texto pode ser submetido a este profissional, que fará correções gramaticais e de coerência do discurso, para que a leitura se torne mais fácil e agradável.

Além de corrigir o conteúdo dos materiais escritos, um revisor pode alterar a estrutura de um texto (divisão por capítulos, citações, parágrafos, cabeçalho, etc.) para que ele fique nos padrões exigidos. Isso é muito comum em trabalhos acadêmicos (trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos científicos, etc.) e em documentos oficiais (circular, ofício, carta, aviso, decreto, edital, etc.).

8. Professor Particular

Dar aulas particulares é uma boa alternativa para professores que desejam aumentar a renda ou preferem trabalhar de casa. Qualquer que seja a área de especialidade do professor (Matemática, História, Português, Direito, etc.), sempre é possível encontrar alunos que precisam de um reforço para melhorar suas notas na escola ou faculdade, ou que desejam se preparar para vestibulares ou concursos públicos.

9. Contador

O contador cuida das operações financeiras de uma empresa. Ele controla a entrada e saída de dinheiro, registra os negócios de compra e venda e é responsável pelo planejamento tributário.

É muito comum vermos contadores abrindo seu próprio escritório de contabilidade ou atuando exclusivamente em uma empresa. No entanto, a presença deste profissional nem sempre é fundamental.

Boa parte do trabalho de um contador consiste em analisar registros financeiros, interpretar as contas de uma empresa e traçar planos de investimentos. Estas atividades podem ser realizadas de qualquer lugar, especialmente de casa, onde ele pode inclusive fazer reuniões com seus clientes.

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade