PUBLICIDADE

Confira os principais estilos de liderança e descubra qual é a sua personalidade no trabalho

Especialistas reforçam a importância de o líder navegar entre diferentes estilos conforme o contexto, o momento da empresa e a equipe

31 mai 2024 - 17h10
Compartilhar
Exibir comentários

Se você está em um cargo de liderança, seja como iniciante ou veterano, provavelmente já se perguntou qual abordagem deve predominar no trabalho. Segundo especialistas, o jeito de liderar depende do contexto e da equipe. Por exemplo, você pode ser mais coercitivo em momentos de crise para garantir que as tarefas sejam cumpridas de forma imediata, ou mais democrático quando busca novas ideias da equipe. O ideal é manter-se adaptado conforme a situação e as pessoas para garantir uma eficiência a longo prazo.

"Liderança é personalidade, cada um tem a sua. O líder pode ter um estilo mais predominante, mas não deve ficar somente nele o tempo todo. É preciso saber navegar em outros estilos para conduzir equipes", orienta Daniela Bertoldo, especialista em liderança e autora do livro "Mulheres que Lideram Jogam Juntas".

Ela acrescenta que um estilo específico pode ser eficaz por um tempo. No entanto, a depender do momento e da organização acaba retardando os resultados da equipe. Por isso, defende que as pessoas adotem diferentes abordagens simultaneamente.

5. Treinadora (coach)

Foco no desenvolvimento, observando os potenciais e pontos de fraqueza do liderado para, em seguida, direcionar a pessoa de forma construtiva.

  • Ponto positivo: Foca no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, proporcionando orientação e feedback construtivo.
  • Ponto negativo: A equipe corre o risco de ficar sem direção clara se não for capaz de fornecer instruções específicas quando necessário.
6. Modeladora

Do tipo que gosta de dar exemplo, acredita que time bom é aquele que faz tudo igual aos seus comandos. Se fizer diferente, não funciona. Perfil interessante para pessoas que desejam alavancar a carreira a partir de um modelo de líder.

  • Ponto positivo: Gosta de dar exemplo para a equipe, incentivando-os a seguir um modelo de sucesso comprovado.
  • Ponto negativo: Pode desmotivar colaboradores que possuem perspectivas e estilos de trabalho diferentes ou que buscam equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Como aplicar os estilos de liderança no dia a dia

Um líder que se destaca é aquele que tem autoconhecimento, que sabe suas forças, fraquezas e entende a importância de adaptar-se conforme a situação, aponta Daniela Bertoldo. É preciso navegar entre diversos estilos para ter resultados, complementa.

Para descobrir quais estilos de liderança combinam com a sua personalidade, comece pelo básico:

  1. Observe o contexto da empresa em que trabalha atualmente;
  2. Verifique o que precisa entregar;
  3. Conheça cada integrante da sua equipe;
  4. Busque entender o que será preciso para extrair os melhores resultados de cada pessoa.

A partir daí, torna-se mais simples mapear as abordagens adequadas para o momento e para a equipe. É crucial lembrar que os estilos devem mudar conforme as necessidades variam. Não é recomendado manter um único estilo de liderança a longo prazo.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade