Aposentado conclui ensino fundamental aos 79 anos: 'Parte de um sonho realizado'
Cláudio, que teve que interromper sua trajetória educacional ainda jovem para trabalhar, não desistiu de realizar o sonho de estudar
O aposentado Cláudio Jacir dos Reis, de 79 anos, se tornou um exemplo de determinação e inspiração ao conquistar o tão sonhado diploma do ensino fundamental através do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecido pela Prefeitura de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul.
Em entrevista ao Terra, ele conta que prometeu aos filhos que não morreria sem concluir os estudos. Natural de Porto Alegre, Cláudio relembra que teve que interromper sua trajetória educacional ainda jovem, quando teve que começar a trabalhar e ajudar a mãe em casa. Com a responsabilidade, o sonho dos estudos ficou temporariamente em segundo plano.
"Eu não era analfabeto, já tinha até a 6ª série do fundamental. Tive que parar de estudar quando cheguei a essa série porque precisava trabalhar para ajudar em casa, porque minha mãe era separada do meu pai, e eu tinha dois irmãos. Mas eu sempre quis concluir o ciclo de estudos. Quando eu trabalhava, tinha bastante vontade de estudar, mas o cansaço não ajudava", contou.
Após trabalhar como motorista por mais de três décadas, a oportunidade de retomar seus estudos só surgiu após a aposentadoria, quando Cláudio pôde se dedicar inteiramente ao seu objetivo. O EJA, um programa voltado para jovens e adultos que desejam concluir seus estudos, tornou-se a ponte que o levou de volta à sala de aula. Com determinação e persistência, ele superou os desafios acadêmicos e pessoais para realizar parte de seu sonho.
A cerimônia de formatura, que aconteceu na Escola Municipal Vânius Abílio dos Santos, reuniu Cláudio e seus 19 colegas de turma. Sob olhares de orgulho dos familiares e amigos presentes, Cláudio recebeu o diploma em julho deste ano, simbolizando sua jornada de aprendizado e superação.
No registro dessa data importante, ele aparece rindo ao lado de seu professor de Educação Física, Diego. "Foi um dia muito feliz, parte de um sonho realizado", relembra.
Mas a jornada educacional de Cláudio não parou por aí. Para concluir totalmente seu sonho, ele já está fazendo o EJA do ensino médio e relata estar ansioso para completar essa nova etapa em sua busca por conhecimento.
"Eu sinto falta daquela turma viu, a gente aprendeu muito e fez debates muito interessantes. Estudar muda a vida da gente e dá mais oportunidades. Hoje estou muito feliz e também já estou completando o segundo ciclo, que é o segundo grau. Estou fazendo no Sesi, que também tô gostando, e é mais um desafio. Mas estou entrando nos eixos. E se eu conseguir, tiver saúde quando concluir o 2º grau, quem sabe eu até faça uma faculdade", destaca.