8 coisas que pessoas persuasivas fazem

Listamos 8 atitudes de pessoas persuasivas para você se inspirar e desenvolver.

20 abr 2017
14h27
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Preparamos algumas dicas para você desenvolver seu poder de persuasão. Confira agora mesmo e comece a treinar essa habilidade!

Persuasão
Persuasão
Foto: Guia da carreira

Por trás de todo grande líder, de todo profissional bem sucedido ou de um discurso inspirador, existe uma característica fundamental: o poder de persuasão.

Já ouviu falar? É a capacidade que certas pessoas têm de convencer o outro, ou de vender um produto ou ideia de forma clara e eficiente.

A persuasão não é um dom divino, exclusivo de poucos seres humanos. Ela pode - e deve - ser desenvolvida e aprimorada por qualquer um.

Dominar a arte de persuadir significa ampliar possibilidades, abrir caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional, em qualquer área.

Com a ajuda da Love Mondays, listamos 8 atitudes de pessoas persuasivas para você se inspirar e desenvolver. Confira!

1. Elas sabem que persuasão é diferente de manipulação!

Veja bem: persuadir não é fazer com que as pessoas façam aquilo que não querem.

A persuasão é uma conexão emocional na qual o interlocutor usa argumentos e evidências para convencer outras pessoas a aceitarem ideias, atitudes ou ações.

Já a manipulação é quando alguém convence o outro a fazer algo que não deseja imediatamente - é algo que você deve evitar.

2. Avaliam o contexto e o momento

O segredo do sucesso da persuasão é saber usá-la ao seu favor. Para isso, a Love Mondays recomenda identificar o contexto e o momento exato.

O contexto indica o que é aceitável e pode ser feito. E saber o momento exato de agir faz com que suas chances de sucesso aumentem consideravelmente.

Um exemplo: usar seu poder de persuasão para conseguir um aumento salarial. Se o contexto permite (a empresa está indo bem, você ganhou mais responsabilidades, tem apresentado bom desempenho, etc.), já dá para considerar a conversa com o chefe.

Agora é preciso considerar o momento. Se o chefe saiu nervoso depois de uma reunião estressante, por exemplo, não é uma boa hora. Aqui é preciso conter a ansiedade e observar o momento adequado para agir - fundamental no processo de persuasão.

3. Falam o que as pessoas desejam ouvir

Esse tópico também tem a ver com analisar o contexto. O seu discurso, seus objetivos e sua forma de agir precisam estar alinhados com o público que você quer persuadir.

Se a pessoa não tiver interesse no que você tem a dizer, dificilmente irá abrir espaço para o diálogo.

O inverso também é verdadeiro. Para ampliar os canais, você precisa demonstrar interesse na pessoa e no universo em que ela vive.

A Love Mondays recomenda: "para aumentar seu poder de persuasão é necessário aprender de forma consistente a falar com pessoas sobre elas mesmas. Lembre-se: se você demonstrar interesse pelo que elas desejam e dizem, terá sempre a sua atenção."

4. São persistentes

Se você quer emplacar uma ideia ou um projeto, é preciso persistir. E sabemos que pode não ser fácil. Tem um tanto de gente que critica, outras desencorajam, outras até desqualificam. Mas repare na trajetória dos grandes líderes e perceba o quanto eles já foram criticados, desencorajados e desqualificados. Eles só se tornaram o que são porque persistiram.

Para isso, é preciso focar em demonstrar valor, buscar meios para conseguir o que deseja. E se em algum momento você se sentir sem forças, a Love Mondays dá a dica: pense em Abraham Lincoln, que perdeu a mãe, três filhos, uma irmã, a namorada, fracassou nos negócios e perdeu oito eleições antes de ser eleito presidente dos Estados Unidos.

5. Elogiam de forma sincera

É fato: as pessoas tendem a acreditar em alguém que lhes transmita bons sentimentos. Ficar alerta a isso significa compreender melhor como a pessoa funciona, como ela reage a elogios, quais são suas expectativas sociais, etc.

Por isso, é preciso, sempre que o contexto pedir, elogiar o que as pessoas têm de bom, destacar qualidades e conquistas. Mais à frente, esse elemento irá ajudar no seu processo de persuasão.

Outro ponto importante: a reciprocidade. Quando você faz algo positivo por alguém, a pessoa tende a fazer algo por você também.

Claro, nada disso deve ser sem propósito. Elogios vazios soam falsos e podem render uma reputação negativa.

6. Criam um sentido de urgência

Uma dica interessante para aumentar seu poder de persuasão é criar um senso de urgência nas pessoas.

Quem nunca tentou alugar um apartamento e se viu tentado a fechar o contrato imediatamente por medo de perder a chance de morar ali?

Essa técnica da urgência faz com que as pessoas desejem algo ou tomem uma atitude imediata em relação àquilo que você propõe.

"Se você não estiver motivado a ponto de querer alguma coisa neste momento, provavelmente não vai querer no futuro. Por isso, invista em seu poder de persuasão no presente, apostando na urgência das coisas.", recomenda a Love Mondays.

7. Valorizam as imagens

A maioria das pessoas precisa ver para crer. Grave isso em sua mente. Trabalhar a imagem é essencial para quem quer desenvolver melhor a capacidade de persuasão.

Primeiro de tudo, é preciso causar uma boa primeira impressão junto à outra pessoa, cuidar de si e de sua imagem pessoal.

Segundo, é necessário desenvolver habilidades de projetar a imagem de um futuro do qual a outra pessoa gostaria de participar.

Isso vale para qualquer ideia que você tente emplacar: uma venda, um pedido, um projeto, etc.

Se retomarmos o exemplo do apartamento, o vendedor persuasivo é aquele que consegue projetar nos futuros inquilinos imagens que transmitam concretamente os conceitos de qualidade de vida, facilidade de acesso, economia, etc.

8. São flexíveis e comunicam-se de forma simples

Ter uma postura rígida, inflexível, é uma excelente maneira de afastar as pessoas.

E afastar os outros é tudo que uma pessoa persuasiva não quer. Portanto, fique atento: ser durão nunca é uma boa saída.

Outro fator que merece destaque: comunicar-se bem não é falar difícil. A persuasão é justamente a arte de simplificar algo para torná-lo mais rápido e fácil de entender

Quem acredita em si e confia nas próprias ideias consegue convencer os outros com mais facilidade.

Sobre a Love Mondays

A Love Mondays é a maior comunidade de carreiras do Brasil. Através de faixas salariais e avaliações sobre o ambiente de trabalho em mais de 75 mil empresas, apoia 1 milhão de profissionais a tomarem melhores decisões de carreira.

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