PUBLICIDADE

5 podcasts narrativos que discutem temas da realidade brasileira

Além de prender a atenção do ouvinte com histórias supreendentes, eles ainda servem de reflexão e repertório

6 jul 2022 - 21h16
(atualizado em 7/7/2022 às 14h07)
Ver comentários
Publicidade

Não há como negar: os podcasts são a onda do momento. Produzidos em diversos formatos, vão desde uma simples roda de conversa entre amigos até os diários e noticiosos. Isso sem falar nos podcasts narrativos, com episódios que levam anos para serem pesquisados, escritos e gravados.

Foto: Rádio Novelo/Divulgação / Guia do Estudante

No meio de toda essa diversidade, pode ficar difícil selecionar aqueles que, além de intrigantes do ponto de vista narrativo, também trazem como pano de fundo temáticas relevantes e contemporâneas. Os que são capazes de cativar o público com descrições vivas e pessoais - talvez impossíveis em um texto escrito - e compilarem relatos marcantes.

Para te ajudar a localizar o que há de melhor na podosfera, o GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 podcasts narrativos (e um bônus) que relatam histórias reais, marcadas por debates importantes sobre a realidade brasileira - o que, convenhamos, cai como uma luva em ano de vestibular.

Todos eles podem ser encontrados nos principais tocadores de podcasts, como Spotify e Apple Podcasts. Confira abaixo!

A Mulher da Casa Abandonada

"A Mulher da Casa Abandonada" é o podcast que não sai da boca do povo. Com episódios novos lançados sempre às quartas-feiras, você provavelmente já ouviu falar dele nas últimas semanas. O podcast da Folha de S. Paulo começa narrando a história de uma mulher misteriosa, que tem o rosto sempre besuntado de um creme branco, e habita uma casa decadente em Higienópolis, bairro nobre da cidade de São Paulo. Logo no primeiro episódio, o ouvinte descobre que esta figura misteriosa cometeu um crime grave e que, até hoje, ainda não foi julgada.

A investigação de Chico Felitti, jornalista idealizador do projeto, é sobre um casal da elite paulistana que por décadas manteve uma empregada doméstica brasileira em condições análogas à escravidão -- não aqui, nos Estados Unidos. Mas longe de individualizar a história, Chico mostra que a escravidão moderna é, na verdade, marca da sociedade brasileira, que jamais se distanciou de seu passado escravocrata.

"A Mulher da Casa Abandonada", que já está em seu quinto episódio, vale o play - ainda mais se sua intenção é entender como operou e ainda opera a escravidão no Brasil. Escute todos os episódios aqui.

Projeto Humanos

Mais conhecido pelo " Caso Evandro", o podcast Projeto Humanos engloba várias histórias sobre crimes cometidos no Brasil.

A cada temporada, o ouvinte acompanha a narrativa de acontecimentos reais, seus desdobramentos e impactos nas vidas das pessoas envolvidas. O descaso da justiça brasileira diante da violência contra pessoas comuns e a interferência direta de figuras ligadas a cargos de poder são algumas das abordagens mais discutidas dentro do Projeto Humanos, e aparecem com teor maior dentro em duas de suas temporadas mais famosas, O Caso Evandro e Altamira.

O Caso Evandro conta a história do menino Evandro, de apenas seis anos de idade, desaparecido no litoral do estado do Paraná, na cidade de Guaratuba. Dois meses depois do desaparecimento, sete pessoas são acusadas pelo crime, e acabam por confessar seu envolvimento na morte do garoto em um ritual satânico. Mas o caso, nunca solucionado, foi marcado por erros constantes durante a investigação e coleta de evidências, que prejudicaram o andamento e indiciamento de suspeitos pelo crime.

Altamira, que teve seu primeiro episódio lançado em abril de 2022, narra a história de garotos que foram encontrados mortos na cidade de Altamira, no Pará. Todos eles tiveram seus órgãos genitais cortados. Durante a apuração e investigação do caso, descobre-se que pessoas de altos cargos de poder estão envolvidas no crime hediondo. Ouça aqui as temporadas completas.

Praia dos Ossos

Em Praia dos Ossos é contada a história do assassinato de Ângela Diniz, modelo e figura carimbada nas colunas sociais dos anos 1970. O assassino, seu então namorado Doca Street, matou Ângela na Praia dos Ossos, em Búzios (RJ), no ano de 1976.

Praia dos Ossos é um importante delimitador da história da legislação dos direitos das mulheres no Brasil. O podcast também lança luz sobre os discursos feministas em torno do caso, que amplificaram o debate sobre feminicídios tão recorrentes no país. O pano de fundo de "Praia dos Ossos" são os discursos utilizados para perpetuar o machismo dentro da sociedade, não apenas dentro das casas e nos meios de comunicação, mas também nos meios de justiça brasileiros. Escute aqui todos os episódios.

Crime e Castigo

Crime e Castigo, podcast lançado neste ano, surgiu inicialmente como um spin-off, ou seja, um material bônus, de Praia dos Ossos. As idealizadoras do podcast buscam responder às indagações constantes dos ouvintes sobre a sentença de Doca Street e aos clamores de vingança e justiça por Ângela Diniz.

A partir disso, Crime e Castigo debate as diferenças entre justiça e vingança, a aplicação e falhas da justiça brasileira, o fenômeno de linchamento presente na sociedade brasileira e quais seriam as sentenças mais justas para crimes hediondos. A cada episódio é contada a história de um crime, o que força o ouvinte a refletir sobre todas essas questões aplicadas em cenários diferentes. Ouça aqui.

Faxina

Em Faxina, as histórias não são varridas para debaixo do tapete. Esse é o lema do podcast criado por Heloíza Barbosa, hoje pós-doutora em educação. Há duas décadas, Heloíza era faxineira nos Estados Unidos, e por isso resolveu contar em seu podcast as histórias dos que passam pela mesma situação no país com maior número de imigrantes do mundo.

Cada episódio conta a trajetória de uma pessoa diferente que passou muito longe do "sonho americano" e enfrentou dificuldades como faxineiros e imigrantes ilegais. Em outras temporadas, o podcast também propõem um olhar para dentro e fala dos que vivem como imigrantes no Brasil. Escute o podcast completo aqui.

Bônus: Rádio Ambulante

Essa é uma indicação bônus porque não é um podcast brasileiro, e tem como idioma principal o espanhol. Mas se você já conhece a língua ou se sente seguro para arriscar, vale a tentativa!

Rádio Ambulante, criada pelo peruano Daniel Alarcón, conta histórias diversas que acontecem na América Latina, refletindo a rica diversidade cultural, populacional, geracional e social da região. O objetivo aqui é dar voz às pessoas latinas e suas histórias. O GUIA DO ESTUDANTE recomenda o primeiro episódio realizado no Brasil, Las Hijas de Maria Senhorinha. Caso queira ouvir outros episódios, confira aqui.

Guia do Estudante
Publicidade
Publicidade