PUBLICIDADE

10 cursos que estão em alta

Conheça 10 cursos de graduação que formam profissionais requisitados no mercado de trabalho!

13 dez 2017 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários

Conheça 10 cursos de graduação que formam profissionais requisitados no mercado de trabalho!

Cursos em alta
Cursos em alta
Foto: Guia da carreira

No momento de decidir qual a carreira ideal ou escolher um curso para se especializar, temos que considerar nossas habilidades e o que gostamos de fazer. No entanto, uma questão que não pode ser deixada de lado nessa hora é se existirá uma boa oferta de emprego naquela área depois de se formar.

Saber quais as carreiras mais promissoras e os cursos que estão em alta ajuda muito a escolher o caminho profissional.

Consultamos diversas pesquisas baseadas na opinião de especialistas em alguns setores da economia e também de consultores de recrutamento. O resultado é uma lista de 10 cursos que estão em alta no momento e que possibilitam oportunidades de crescimento para seus profissionais.

Conheça 10 cursos que estão em alta

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A área de Tecnologia da Informação (TI) como um todo é bastante promissora e não sofre tanto com as incertezas da economia. Especialistas afirmam que a expectativa é que este mercado tenha uma expansão acima do crescimento econômico do País.

Dentre os profissionais de TI mais requisitados estão os desenvolvedores de sistemas, softwares e aplicativos para dispositivos móveis.

Saiba mais: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2.Ciências Contábeis

Em períodos de economia incerta, uma das maiores preocupações das empresas é manter o controle financeiro sempre em dia. Profissionais formados em Ciências Contábeis são muito requisitados, principalmente quando o assunto é a gestão dos tributos que incidem sobre as atividades econômicas.

Um contabilista conhece a fundo a legislação tributária e é capaz de traçar estratégias para melhorar o desenvolvimento da empresa e torná-la mais competitiva.

Saiba mais: Ciências Contábeis: carreira e mercado de trabalho

3. Marketing

É cada vez maior a busca por rentabilidade e lucro em empresas de todos os tipos. O aumento da receita é consequência dos resultados obtidos nas vendas. Nesta área, cresce a procura por profissionais especializados em criar boas estratégias de vendas, promoções e de manter um contato eficiente com os clientes.

O profissional formado em Marketing é capaz de identificar as tendências do mercado, traçar o perfil dos consumidores e criar campanhas para manter uma boa imagem de marcas e produtos.

Saiba mais: Curso de Marketing

4. Enfermagem

A área da Saúde costuma ter os profissionais mais requisitados no mercado de trabalho. A taxa de empregabilidade é bastante alta para médicos, dentistas, farmacêuticos, etc.

Os profissionais da área de Enfermagem estão entre os mais solicitados pelas instituições de saúde. É possível ingressar nesta carreira com um curso técnico, que possibilita trabalhar como auxiliar de enfermagem e assumir algumas tarefas mais simples.

Já os graduados em Enfermagem podem acompanhar procedimentos mais complexos, além de assumir cargos estratégicos e de gestão.

Saiba mais: Curso de Enfermagem: opções e mercado de trabalho

5. Engenharia Ambiental

A área ambiental tem figurado entre as carreiras mais promissoras há algum tempo e este cenário promete se manter. O engenheiro ambiental é um dos profissionais mais requisitados nesta área.

Sua formação o permite desenvolver projetos de preservação de recursos naturais e de solução para problemas ambientais como poluição de rios, descarte de resíduos, etc.

Saiba mais: Curso de Engenharia Ambiental

6. Gestão de Recursos Humanos

Cada vez mais as empresas buscam melhorar sua produtividade através da capacitação de seus funcionários e da retenção de talentos profissionais. Para isto, investem em gestores de Recursos Humanos capazes de desenvolver e executar programas de seleção e treinamento de colaboradores.

A área está bastante aquecida para todos os cargos, independentemente do grau de experiência do profissional.

Saiba mais: A Gestão de Pessoas como profissão

7. Biotecnologia

O curso de Biotecnologia prepara o profissional para desenvolver e aplicar tecnologias nas áreas da saúde, alimentícia, química, agronegócios, ambiental, etc.

O mercado de trabalho para biotecnólogos está muito aquecido devido à versatilidade deste profissional. Ele é requisitado em quase todos os processos de produção de bebidas, alimentos, medicamentos e vacinas.

As indústrias farmacêutica e alimentícia são as que mais contratam biotecnólogos. Outra área muito promissora para este profissional é a indústria de cosméticos.

Saiba mais: Biotecnologia: profissão e mercado de trabalho

8. Engenharia de Petróleo e Gás

Segundo pesquisas, o setor de petróleo e gás deve apresentar um dos maiores crescimentos em termos de criação de novos postos de trabalho. A quantidade de mão de obra especializada nesta área ainda é baixa, o que faz com que os recém-formados não tenham dificuldade em conseguir um emprego.

Saiba mais: Petróleo e Gás

9. Segurança da Informação

A Segurança da Informação é uma área da TI que lida com a integridade das informações e as protege de acessos não autorizados. Profissionais desta área precisam conhecer as tecnologias de comunicação e garantir que a troca de dados aconteça de forma eficiente e segura.

Saiba mais: Segurança da Informação

10. Administração

As carreiras relacionadas à gestão e negócios costumam figurar entre as mais promissoras. O curso de Administração é bastante generalista e forma profissionais capazes de atuar em diferentes departamentos dentro de uma empresa.

Um administrador pode trabalhar com finanças, vendas, processos produtivos, logística, etc.

Saiba mais: Administração de Empresas: profissão e mercado

Onde estudar

Tão importante quanto escolher uma profissão é decidir em qual universidade estudar. Fazer um curso de qualidade e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) faz toda a diferença no momento de buscar um emprego.

Selecionamos para você algumas universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos que estão em alta no momento. Todas elas contam com programas de bolsas de estudos, financiamento estudantil sem burocracia e descontos variados, além de participarem de programas governamentais como o ProUni (bolsas de estudos) e o FIES (financiamento estudantil). Confira:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) - em Minas Gerais

Gostou de saber as áreas que estão em alta? Vai investir em alguma dessas profissões? Conte para a gente aqui nos comentários!

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade