Do caroço do açaí amazônico às ondas australianas, cientistas buscam a energia do futuro. Ouça no último episódio do podcast 'Vozes do Sul'
No último episódio da série fomos à Amazônia descobrir como frutas, bactérias e microalgas podem gerar combustível de aviação, e a energia vinda das ondas pode abastecer cidades
Numa sociedade que segue capturada pelos interesses da indústria fóssil, imaginar um planeta movido a energias inteiramente limpas e renováveis ainda parece uma ingênua utopia. Mas no mundo inteiro, o número de cientistas dedicados a esse sonho cresce a olhos vistos, e foi por isso que, no quinto e último episódio do podcast Vozes do Sul, nossa equipe correu o Brasil e a Austrália para conversar, entender e divulgar o trabalho de pesquisadores que dedicam suas vidas a buscar combustíveis alternativos. Muitas vezes a partir de fontes inusitadas, mas com imenso potencial de energia e, principalmente, de ganho de escala, teoricamente capazes de um dia fazerem frente aos combustíveis tradicionais.
Nessa última viagem do nosso podcast, visitamos um futuro possível. Cada vez menos distante, e mais necessário. Pra isso, voltamos à Amazônia para descobrir como pesquisadores estão produzindo combustíveis cada vez mais eficientes - e viáveis economicamente - a partir de fontes tão diversas quanto o óleo extraído do caroço do açaí. Ou de cianobactérias e microalgas encontradas em rios e lagos amazônicos, que já vêm sendo usadas como matéria-prima para combustíveis experimentais de aviação, e que já se mostraram capazes de substituir gradativamente o altamente poluente e caro querosene.
Também revisitamos o litoral da Austrália, dessa vez para conhecer a energia gerada e naturalmente realimentada, pelas ondas do mar. Estudos feitos pelo centro de pesquisa em energia marinha da Austrália (MERA), da Universidade de Western Australia, mostram que o aproveitamento da energia cinética oferecida pelas ondas pode gerar centenas de gigawatts por ano, capazes de iluminar cidades inteiras.
Estes são alguns dos exemplos dos esforços notáveis que cientistas no Brasil e na Austrália implementam neste momento para oferecer alternativas viáveis para a geração de energia do futuro, e você pode saber mais sobre eles ouvindo o quinto e último episódio do podcast "Vozes do Sul", clicando no player acima, ou pela plataforma de áudio preferida.
"Vozes do Sul" é uma coprodução do The Conversation Brasil com a Universidade Federal do Pará (UFPA), financiamento do Council on Australia Latin America Relations (COALAR) e consultoria estratégica do The Conversation Media Group.
Em cinco episódios, "Vozes do Sul" trouxe o resultado de dezenas de entrevistas com acadêmicos e detentores do saber ancestral dos povos originários nos dois países sobre a ciência por trás do combate aos incêndios florestais, aos impactos da mineração, ao aquecimento das águas oceânicas e à influência da agropecuária no aquecimento global. E neste último da série, traz exemplos de inovação na área de energia renovável.
Essa é a essência da aventura que nossa equipe de jornalistas, liderada pela editora de Ambiente Luciana Julião enfrentou para trazer até nós o "Vozes do Sul", primeia série de podcasts do The Conversation Brasil, cujos cinco episódios você agora pode ouvir a qualquer momento, gratuitamente.
Vozes do Sul, episódio 5 "Futuro: Energias do amanhã, hoje"
Entrevistados do episódio:
1 -Hilson Rabelo,** artesão e proprietário da empresa Fibras da Amazônia
2 - Luís Adriano Nascimento, professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará e vice-coordenador do Laboratório de Óleos da Amazônia
3 - Gilberto Januzzi, professor de Sistemas de Energia na Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e pesquisador sênior no Centro de Planejamento Energético (NIPE)
4 - Hugh Wolgamot, pesquisador sênior do centro de pesquisa em energia marinha da Austrália (MERA) da Universidade de Western Australia
Equipe "Vozes do Sul":
Coordenação editorial e locução: Luciana Julião
Roteiro: Luciana Julião, com assistência de Luciana Colodete
Pesquisa: Fernando Vives (Austrália), Luciana Colodete, Luciana Julião e Mariana Moreira (Brasil)
Checagem: Fernando Vives e Luciana Colodete
Edição, trilha sonora e mixagem: Bruno Cysne
Traduções: Paulo Mussoi
Dublagens: Eleven Labs
Redes sociais: Carolina Aleixo
Audiovisual: Paulo Mussoi e Carolina Aleixo
Identidade visual: Laura Garcia
Consultoria científica: Maria Ataide Malcher, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Equipe UFPA: Arlene Cantão Costa, Ana Teresa Lima Nascimento, Bismaike da Silva Santos, Victor Hugo Pinheiro dos Santos, Marcus Anderson Batista Leal e Natália da Silva Maia de Almeida
Produção executiva: Daniel Stycer e Paulo Mussoi